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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-9337-8468
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia
Título(s) alternativo(s): Anti-colonial reading of the categories of place and landscape in Geography textbooks
Autor(es): Novais, Carlos de Souza
Primeiro orientador: Barbosa, Túlio
Primeiro membro da banca: Fagiani, Cilson César
Segundo membro da banca: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Resumo: Essa pesquisa busca fazer uma leitura anticolonialista das categorias lugar e paisagem, objetivando identificar os elementos colonizantes presentes nos discursos geográficos nos livros didáticos de Geografia e assim criar espaço para novas perspectivas de compreensão do espaço geográfico, partindo sempre da realidade vivida no cotidiano por alunas e alunos de diferentes realidades sociais. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma leitura histórica do livro didático no Brasil, desde seu surgimento no período imperial, até os dias atuais com a Política Nacional do Livro e Material Didático; no segundo capítulo, uma leitura metodológica das categorias lugar e paisagem, nas mais diversas correntes do pensamento geográfico; e por fim no terceiro capítulo, a análise sob perspectiva anticolonial dos livros didáticos escolhidos, das principais editoras do país no ramo de material didático.
Abstract: This research seeks an anti-colonialist of categories and landscape, aiming to identify the colonizing elements present in geography textbooks and thus create new perspectives for understanding the geographic space, always starting from the discourse of the reality experienced in everyday life by students from different social realities. Thus, the chapter presents a historical reading of the textbook in Brazil, from its first beginning in the imperial period, to the present day with the National Policy on Books and Teaching Material in the second chapter, a methodological reading of the categories of place and landscape, in the most diverse currents of geographical thought; and finally in the third chapter, the analysis from the perspective of the chosen textbooks, from the main publishers in the country in the field of didactic material.
Palavras-chave: livro didático
textbook
anticolonialismo
anti-colonialism
lugar
place
paisagem
landscape
ruptura
rupture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Assunto: Geografia
Ecologia humana - Estudo e ensino
Movimentos antiimperialistas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: NOVAIS, Carlos de Souza. Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
Data de defesa: 22-Mar-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Geografia

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