Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-9337-8468 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia |
Título(s) alternativo(s): | Anti-colonial reading of the categories of place and landscape in Geography textbooks |
Autor(es): | Novais, Carlos de Souza |
Primeiro orientador: | Barbosa, Túlio |
Primeiro membro da banca: | Fagiani, Cilson César |
Segundo membro da banca: | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
Resumo: | Essa pesquisa busca fazer uma leitura anticolonialista das categorias lugar e paisagem, objetivando identificar os elementos colonizantes presentes nos discursos geográficos nos livros didáticos de Geografia e assim criar espaço para novas perspectivas de compreensão do espaço geográfico, partindo sempre da realidade vivida no cotidiano por alunas e alunos de diferentes realidades sociais. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma leitura histórica do livro didático no Brasil, desde seu surgimento no período imperial, até os dias atuais com a Política Nacional do Livro e Material Didático; no segundo capítulo, uma leitura metodológica das categorias lugar e paisagem, nas mais diversas correntes do pensamento geográfico; e por fim no terceiro capítulo, a análise sob perspectiva anticolonial dos livros didáticos escolhidos, das principais editoras do país no ramo de material didático. |
Abstract: | This research seeks an anti-colonialist of categories and landscape, aiming to identify the colonizing elements present in geography textbooks and thus create new perspectives for understanding the geographic space, always starting from the discourse of the reality experienced in everyday life by students from different social realities. Thus, the chapter presents a historical reading of the textbook in Brazil, from its first beginning in the imperial period, to the present day with the National Policy on Books and Teaching Material in the second chapter, a methodological reading of the categories of place and landscape, in the most diverse currents of geographical thought; and finally in the third chapter, the analysis from the perspective of the chosen textbooks, from the main publishers in the country in the field of didactic material. |
Palavras-chave: | livro didático textbook anticolonialismo anti-colonialism lugar place paisagem landscape ruptura rupture |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Assunto: | Geografia Ecologia humana - Estudo e ensino Movimentos antiimperialistas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | NOVAIS, Carlos de Souza. Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047 |
Data de defesa: | 22-Mar-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeituraAnticolonialCategorias.pdf | Dissertação | 3.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons