Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-9337-8468
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia
Título (s) alternativo (s): Anti-colonial reading of the categories of place and landscape in Geography textbooks
Autor: Novais, Carlos de Souza
Primer orientador: Barbosa, Túlio
Primer miembro de la banca: Fagiani, Cilson César
Segundo miembro de la banca: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Resumen: Essa pesquisa busca fazer uma leitura anticolonialista das categorias lugar e paisagem, objetivando identificar os elementos colonizantes presentes nos discursos geográficos nos livros didáticos de Geografia e assim criar espaço para novas perspectivas de compreensão do espaço geográfico, partindo sempre da realidade vivida no cotidiano por alunas e alunos de diferentes realidades sociais. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma leitura histórica do livro didático no Brasil, desde seu surgimento no período imperial, até os dias atuais com a Política Nacional do Livro e Material Didático; no segundo capítulo, uma leitura metodológica das categorias lugar e paisagem, nas mais diversas correntes do pensamento geográfico; e por fim no terceiro capítulo, a análise sob perspectiva anticolonial dos livros didáticos escolhidos, das principais editoras do país no ramo de material didático.
Abstract: This research seeks an anti-colonialist of categories and landscape, aiming to identify the colonizing elements present in geography textbooks and thus create new perspectives for understanding the geographic space, always starting from the discourse of the reality experienced in everyday life by students from different social realities. Thus, the chapter presents a historical reading of the textbook in Brazil, from its first beginning in the imperial period, to the present day with the National Policy on Books and Teaching Material in the second chapter, a methodological reading of the categories of place and landscape, in the most diverse currents of geographical thought; and finally in the third chapter, the analysis from the perspective of the chosen textbooks, from the main publishers in the country in the field of didactic material.
Palabras clave: livro didático
textbook
anticolonialismo
anti-colonialism
lugar
place
paisagem
landscape
ruptura
rupture
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Tema: Geografia
Ecologia humana - Estudo e ensino
Movimentos antiimperialistas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: NOVAIS, Carlos de Souza. Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
Fecha de defensa: 22-mar-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LeituraAnticolonialCategorias.pdfDissertação3.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons