Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNovais, Carlos de Souza-
dc.date.accessioned2024-08-05T15:13:07Z-
dc.date.available2024-08-05T15:13:07Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.citationNOVAIS, Carlos de Souza. Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047-
dc.description.abstractThis research seeks an anti-colonialist of categories and landscape, aiming to identify the colonizing elements present in geography textbooks and thus create new perspectives for understanding the geographic space, always starting from the discourse of the reality experienced in everyday life by students from different social realities. Thus, the chapter presents a historical reading of the textbook in Brazil, from its first beginning in the imperial period, to the present day with the National Policy on Books and Teaching Material in the second chapter, a methodological reading of the categories of place and landscape, in the most diverse currents of geographical thought; and finally in the third chapter, the analysis from the perspective of the chosen textbooks, from the main publishers in the country in the field of didactic material.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjecttextbookpt_BR
dc.subjectanticolonialismopt_BR
dc.subjectanti-colonialismpt_BR
dc.subjectlugarpt_BR
dc.subjectplacept_BR
dc.subjectpaisagempt_BR
dc.subjectlandscapept_BR
dc.subjectrupturapt_BR
dc.subjectrupturept_BR
dc.titleLeitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografiapt_BR
dc.title.alternativeAnti-colonial reading of the categories of place and landscape in Geography textbookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Túlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.contributor.referee1Fagiani, Cilson César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134706977566412pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardes, Maria Beatriz Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6028877637279493pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819751957426443pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa busca fazer uma leitura anticolonialista das categorias lugar e paisagem, objetivando identificar os elementos colonizantes presentes nos discursos geográficos nos livros didáticos de Geografia e assim criar espaço para novas perspectivas de compreensão do espaço geográfico, partindo sempre da realidade vivida no cotidiano por alunas e alunos de diferentes realidades sociais. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma leitura histórica do livro didático no Brasil, desde seu surgimento no período imperial, até os dias atuais com a Política Nacional do Livro e Material Didático; no segundo capítulo, uma leitura metodológica das categorias lugar e paisagem, nas mais diversas correntes do pensamento geográfico; e por fim no terceiro capítulo, a análise sob perspectiva anticolonial dos livros didáticos escolhidos, das principais editoras do país no ramo de material didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055pt_BR
dc.orcid.putcode165010387-
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoGeografiapt_BR
dc.subject.autorizadoEcologia humana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoMovimentos antiimperialistaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeituraAnticolonialCategorias.pdfDissertação3.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons