Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-9337-8468
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia
Alternate title (s): Anti-colonial reading of the categories of place and landscape in Geography textbooks
Author: Novais, Carlos de Souza
First Advisor: Barbosa, Túlio
First member of the Committee: Fagiani, Cilson César
Second member of the Committee: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Summary: Essa pesquisa busca fazer uma leitura anticolonialista das categorias lugar e paisagem, objetivando identificar os elementos colonizantes presentes nos discursos geográficos nos livros didáticos de Geografia e assim criar espaço para novas perspectivas de compreensão do espaço geográfico, partindo sempre da realidade vivida no cotidiano por alunas e alunos de diferentes realidades sociais. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma leitura histórica do livro didático no Brasil, desde seu surgimento no período imperial, até os dias atuais com a Política Nacional do Livro e Material Didático; no segundo capítulo, uma leitura metodológica das categorias lugar e paisagem, nas mais diversas correntes do pensamento geográfico; e por fim no terceiro capítulo, a análise sob perspectiva anticolonial dos livros didáticos escolhidos, das principais editoras do país no ramo de material didático.
Abstract: This research seeks an anti-colonialist of categories and landscape, aiming to identify the colonizing elements present in geography textbooks and thus create new perspectives for understanding the geographic space, always starting from the discourse of the reality experienced in everyday life by students from different social realities. Thus, the chapter presents a historical reading of the textbook in Brazil, from its first beginning in the imperial period, to the present day with the National Policy on Books and Teaching Material in the second chapter, a methodological reading of the categories of place and landscape, in the most diverse currents of geographical thought; and finally in the third chapter, the analysis from the perspective of the chosen textbooks, from the main publishers in the country in the field of didactic material.
Keywords: livro didático
textbook
anticolonialismo
anti-colonialism
lugar
place
paisagem
landscape
ruptura
rupture
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Subject: Geografia
Ecologia humana - Estudo e ensino
Movimentos antiimperialistas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: NOVAIS, Carlos de Souza. Leitura anticolonial das categorias lugar e paisagem nos livros didáticos de geografia. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5055
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42047
Date of defense: 22-Mar-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeituraAnticolonialCategorias.pdfDissertação3.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons