Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9857-6613
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo
Author: Ghosn, Ali Hussein
First Advisor: Gonçalves , Amanda Regina
First member of the Committee: Gomes , Gláucia Carvalho
Second member of the Committee: Silva, Lais Ribeiro
Summary: Este trabalho discute representações sobre o conflito entre Israel e Palestina, a partir de estudos que examinam criticamente a representação da Palestina em livros didáticos de Israel, e também traz contribuições conceituais e de conteúdos históricos e geográficos, para abordar esse conflito nas disciplinas escolares de Geografia e História, na educação básica brasileira. Centra-se, principalmente, nos estudos da israelense Nurit Peled­Elhanan (2019), a qual lança luz sobre a ideologia e propaganda presentes na educação israelense, de forma que auxilia a compreender como a invisibilidade e visibilidade da Palestina são retratadas nesses materiais educacionais, influenciando a percepção dos estudantes sobre a questão Palestina. Além disso, este estudo contextualiza a questão Palestina à luz da crítica às narrativas da pós-modernidade e o novo imperialismo apresentadas pelo geógrafo britânico David Harvey (1992; 2003).
Abstract: This work discusses representations of the conflict between Israel and Palestine, based on studies that critically examine the portrayal of Palestine in Israeli textbooks. It also brings conceptual and historical/geographical content contributions to address this conflict in the school subjects of Geography and History in Brazilian basic education. It primarily focuses on the studies of the Israeli scholar Nurit Peled-Elhanan (2019), who sheds light on the ideology and propaganda present in Israeli education, aiding in understanding how the invisibility and visibility of Palestine are depicted in these educational materials, influencing students' perception of the Palestinian issue. Additionally, this study contextualizes the Palestinian issue in light of the critique of postmodernity narratives and the new imperialism presented by the British geographer David Harvey (1992; 2003).
Keywords: Questão Palestina
Livro didático
Ensino de Geografia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GHOSN, Ali Hussein. Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
Date of defense: 12-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsideraçõesSobreQuestão.pdf640.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons