Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9857-6613
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo
Autor: Ghosn, Ali Hussein
Primer orientador: Gonçalves , Amanda Regina
Primer miembro de la banca: Gomes , Gláucia Carvalho
Segundo miembro de la banca: Silva, Lais Ribeiro
Resumen: Este trabalho discute representações sobre o conflito entre Israel e Palestina, a partir de estudos que examinam criticamente a representação da Palestina em livros didáticos de Israel, e também traz contribuições conceituais e de conteúdos históricos e geográficos, para abordar esse conflito nas disciplinas escolares de Geografia e História, na educação básica brasileira. Centra-se, principalmente, nos estudos da israelense Nurit Peled­Elhanan (2019), a qual lança luz sobre a ideologia e propaganda presentes na educação israelense, de forma que auxilia a compreender como a invisibilidade e visibilidade da Palestina são retratadas nesses materiais educacionais, influenciando a percepção dos estudantes sobre a questão Palestina. Além disso, este estudo contextualiza a questão Palestina à luz da crítica às narrativas da pós-modernidade e o novo imperialismo apresentadas pelo geógrafo britânico David Harvey (1992; 2003).
Abstract: This work discusses representations of the conflict between Israel and Palestine, based on studies that critically examine the portrayal of Palestine in Israeli textbooks. It also brings conceptual and historical/geographical content contributions to address this conflict in the school subjects of Geography and History in Brazilian basic education. It primarily focuses on the studies of the Israeli scholar Nurit Peled-Elhanan (2019), who sheds light on the ideology and propaganda present in Israeli education, aiding in understanding how the invisibility and visibility of Palestine are depicted in these educational materials, influencing students' perception of the Palestinian issue. Additionally, this study contextualizes the Palestinian issue in light of the critique of postmodernity narratives and the new imperialism presented by the British geographer David Harvey (1992; 2003).
Palabras clave: Questão Palestina
Livro didático
Ensino de Geografia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GHOSN, Ali Hussein. Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
Fecha de defensa: 12-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConsideraçõesSobreQuestão.pdf640.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons