Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9857-6613
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo
Autor(es): Ghosn, Ali Hussein
Primeiro orientador: Gonçalves , Amanda Regina
Primeiro membro da banca: Gomes , Gláucia Carvalho
Segundo membro da banca: Silva, Lais Ribeiro
Resumo: Este trabalho discute representações sobre o conflito entre Israel e Palestina, a partir de estudos que examinam criticamente a representação da Palestina em livros didáticos de Israel, e também traz contribuições conceituais e de conteúdos históricos e geográficos, para abordar esse conflito nas disciplinas escolares de Geografia e História, na educação básica brasileira. Centra-se, principalmente, nos estudos da israelense Nurit Peled­Elhanan (2019), a qual lança luz sobre a ideologia e propaganda presentes na educação israelense, de forma que auxilia a compreender como a invisibilidade e visibilidade da Palestina são retratadas nesses materiais educacionais, influenciando a percepção dos estudantes sobre a questão Palestina. Além disso, este estudo contextualiza a questão Palestina à luz da crítica às narrativas da pós-modernidade e o novo imperialismo apresentadas pelo geógrafo britânico David Harvey (1992; 2003).
Abstract: This work discusses representations of the conflict between Israel and Palestine, based on studies that critically examine the portrayal of Palestine in Israeli textbooks. It also brings conceptual and historical/geographical content contributions to address this conflict in the school subjects of Geography and History in Brazilian basic education. It primarily focuses on the studies of the Israeli scholar Nurit Peled-Elhanan (2019), who sheds light on the ideology and propaganda present in Israeli education, aiding in understanding how the invisibility and visibility of Palestine are depicted in these educational materials, influencing students' perception of the Palestinian issue. Additionally, this study contextualizes the Palestinian issue in light of the critique of postmodernity narratives and the new imperialism presented by the British geographer David Harvey (1992; 2003).
Palavras-chave: Questão Palestina
Livro didático
Ensino de Geografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GHOSN, Ali Hussein. Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
Data de defesa: 12-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConsideraçõesSobreQuestão.pdf640.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons