Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGhosn, Ali Hussein-
dc.date.accessioned2024-07-23T14:18:25Z-
dc.date.available2024-07-23T14:18:25Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationGHOSN, Ali Hussein. Considerações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismo. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41778-
dc.description.abstractThis work discusses representations of the conflict between Israel and Palestine, based on studies that critically examine the portrayal of Palestine in Israeli textbooks. It also brings conceptual and historical/geographical content contributions to address this conflict in the school subjects of Geography and History in Brazilian basic education. It primarily focuses on the studies of the Israeli scholar Nurit Peled-Elhanan (2019), who sheds light on the ideology and propaganda present in Israeli education, aiding in understanding how the invisibility and visibility of Palestine are depicted in these educational materials, influencing students' perception of the Palestinian issue. Additionally, this study contextualizes the Palestinian issue in light of the critique of postmodernity narratives and the new imperialism presented by the British geographer David Harvey (1992; 2003).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectQuestão Palestinapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleConsiderações sobre a questão Palestina e sua representação nos livros didáticos de Israel a partir de Peled-Elhanan: manipulação ideológica do conflito e o novo imperialismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves , Amanda Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes , Gláucia Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307861621449228pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lais Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6570771696475491pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute representações sobre o conflito entre Israel e Palestina, a partir de estudos que examinam criticamente a representação da Palestina em livros didáticos de Israel, e também traz contribuições conceituais e de conteúdos históricos e geográficos, para abordar esse conflito nas disciplinas escolares de Geografia e História, na educação básica brasileira. Centra-se, principalmente, nos estudos da israelense Nurit Peled­Elhanan (2019), a qual lança luz sobre a ideologia e propaganda presentes na educação israelense, de forma que auxilia a compreender como a invisibilidade e visibilidade da Palestina são retratadas nesses materiais educacionais, influenciando a percepção dos estudantes sobre a questão Palestina. Além disso, este estudo contextualiza a questão Palestina à luz da crítica às narrativas da pós-modernidade e o novo imperialismo apresentadas pelo geógrafo britânico David Harvey (1992; 2003).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.orcid.putcode164219380-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsideraçõesSobreQuestão.pdf640.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons