Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24413
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Terminal Central: um novo projeto para o Terminal Central de ônibus coletivo da cidade de Uberlândia | MG |
Autor(es): | Cunha, Guilherme Duarte |
Primeiro orientador: | Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista |
Primeiro coorientador: | Graciano, Guilherme Silva |
Primeiro membro da banca: | Guerra, Maria Eliza Alves |
Resumo: | A mobilidade urbana tem sido discutida cada vez mais nos últimos anos, pois a urbanização das cidades se voltou progressivamente para um modelo de crescimento disperso, com áreas periféricas muito distantes do centro, local onde acontecem as oportunidades de emprego, trabalho, estudo, saúde e lazer. Um dos agentes responsáveis por essa dispersão do tecido urbano tem sido o capital imobiliário, que gera grandes vazios urbanos próximos aos polos de interesse da cidade formando glebas vazias que ficam a espera para serem supervalorizadas e vendidas a um alto preço. Sendo assim, a população de baixa renda se vê obrigada a ocupar áreas cada vez mais distantes das zonas de interesse das cidades, tendo que percorrer grandes distâncias para usufruir de serviços básicos necessários oferecidos à população. É nessa questão que entra a mobilidade urbana, tema sobre o qual o presente trabalho irá discutir questões que estão relacionadas aos deslocamentos da população, com enfoque no transporte público urbano, na sua qualidade de serviço e na infraestrutura que é ofertada à população. O foco do trabalho está no transporte público da cidade de Uberlândia, que possui um Sistema Integrado de Transportes (SIT) que conta com seis Terminais de Integração. O principal terminal do sistema é o Terminal Central, localizado na área central da cidade que, na atual situação do edifício, não comporta o fluxo de pessoas e ônibus que por ele transita, visto que possui uma alta demanda de usuários. Com isso, o trabalho traz uma reflexão sobre a mobilidade urbana na cidade, levantando discussões e diretrizes que serão capazes de nortear um novo projeto para o Terminal Central, visando uma maior qualidade projetual para o local e, consequentemente, melhorando a fluidez e característica do sistema de transporte da cidade. |
Abstract: | Urban mobility has been discussed increasingly in recent years, as the urbanization of the city progressively returned to a growth model dispersed, with the outlying areas very distant from the center, where take place employment opportunities, work, study, health and leisure. One of the agents responsible for the dispersal of the urban fabric has been the real state equity, that generates large urban voids next to the poles of interest of the city forming tracts empty that are waiting to be overvalued and sold at a high price. That, the low-income population is forced to occupy areas increasingly distant from the areas of interest of the cities, having to travel great distances to take advantage of necessary basic services offered to the population. This is the question that comes to urban mobility, a theme on which the present work will discuss issues that are related to the displacement of the population, with a focus in public transport urban, in it’s quality of service and in the infrastructure that is offered to the population. The focus of the work is in the public transport of the city of Uberlandia, which has an Integrated Transport System (SIT), which has six terminals integration. The main terminal of the system is the Central Terminal, located in the central area of the city that in the current situation of the building, does not involve the flow of people and buses that it moves, seen that has a huge demand of users. With this, this work offers a reflection on the urban mobility in the city, raising discussions and guidelines that will be able to guide a new project for the Central Terminal, aiming at a higher quality of the project to the local and, consequently, transport system of the city. |
Palavras-chave: | Mobilidade Urbana Terminal Central de Uberlândia Transportes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CUNHA, Guilherme Duarte.Terminal Central: um novo projeto para o Terminal Central de ônibus coletivo da cidade de Uberlândia | MG. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24413 |
Data de defesa: | 13-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GUILHERME_PRANCHA_CORTE AA - DETALHES 1-2-3-4_A0_00.pdf | 4.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_GUILHERME_PRANCHA_CORTES BB-DD - DETALHES 5-6-7-LAYOUTS_A0 EXP_00.pdf | 7.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_GUILHERME_PRANCHA_ENTORNO_1-500_A1_00.pdf | 13.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_GUILHERME_PRANCHA_FACHADAS_1-200_A0_00.pdf | 10.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_GUILHERME_PRANCHA_FACHADAS_1-200_A0_01.pdf | 9.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_GUILHERME_PRANCHA_PLANTAS PAV COMERCIAL-1-2-3-CORTES CC-EE_1-200_A0 EXP_00.pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_GUILHERME_PRANCHA_TÉRREO_1-200_A0 EXP_00.pdf | 36.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TerminalCentralNovo.pdf | 18.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.