Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Guilherme Duarte-
dc.date.accessioned2019-02-21T16:44:30Z-
dc.date.available2019-02-21T16:44:30Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationCUNHA, Guilherme Duarte.Terminal Central: um novo projeto para o Terminal Central de ônibus coletivo da cidade de Uberlândia | MG. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24413-
dc.description.abstractUrban mobility has been discussed increasingly in recent years, as the urbanization of the city progressively returned to a growth model dispersed, with the outlying areas very distant from the center, where take place employment opportunities, work, study, health and leisure. One of the agents responsible for the dispersal of the urban fabric has been the real state equity, that generates large urban voids next to the poles of interest of the city forming tracts empty that are waiting to be overvalued and sold at a high price. That, the low-income population is forced to occupy areas increasingly distant from the areas of interest of the cities, having to travel great distances to take advantage of necessary basic services offered to the population. This is the question that comes to urban mobility, a theme on which the present work will discuss issues that are related to the displacement of the population, with a focus in public transport urban, in it’s quality of service and in the infrastructure that is offered to the population. The focus of the work is in the public transport of the city of Uberlandia, which has an Integrated Transport System (SIT), which has six terminals integration. The main terminal of the system is the Central Terminal, located in the central area of the city that in the current situation of the building, does not involve the flow of people and buses that it moves, seen that has a huge demand of users. With this, this work offers a reflection on the urban mobility in the city, raising discussions and guidelines that will be able to guide a new project for the Central Terminal, aiming at a higher quality of the project to the local and, consequently, transport system of the city.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectTerminal Central de Uberlândiapt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.titleTerminal Central: um novo projeto para o Terminal Central de ônibus coletivo da cidade de Uberlândia | MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Graciano, Guilherme Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1639368366214213pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8506954582121316pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Maria Eliza Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398955976157709pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861879177450643pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana tem sido discutida cada vez mais nos últimos anos, pois a urbanização das cidades se voltou progressivamente para um modelo de crescimento disperso, com áreas periféricas muito distantes do centro, local onde acontecem as oportunidades de emprego, trabalho, estudo, saúde e lazer. Um dos agentes responsáveis por essa dispersão do tecido urbano tem sido o capital imobiliário, que gera grandes vazios urbanos próximos aos polos de interesse da cidade formando glebas vazias que ficam a espera para serem supervalorizadas e vendidas a um alto preço. Sendo assim, a população de baixa renda se vê obrigada a ocupar áreas cada vez mais distantes das zonas de interesse das cidades, tendo que percorrer grandes distâncias para usufruir de serviços básicos necessários oferecidos à população. É nessa questão que entra a mobilidade urbana, tema sobre o qual o presente trabalho irá discutir questões que estão relacionadas aos deslocamentos da população, com enfoque no transporte público urbano, na sua qualidade de serviço e na infraestrutura que é ofertada à população. O foco do trabalho está no transporte público da cidade de Uberlândia, que possui um Sistema Integrado de Transportes (SIT) que conta com seis Terminais de Integração. O principal terminal do sistema é o Terminal Central, localizado na área central da cidade que, na atual situação do edifício, não comporta o fluxo de pessoas e ônibus que por ele transita, visto que possui uma alta demanda de usuários. Com isso, o trabalho traz uma reflexão sobre a mobilidade urbana na cidade, levantando discussões e diretrizes que serão capazes de nortear um novo projeto para o Terminal Central, visando uma maior qualidade projetual para o local e, consequentemente, melhorando a fluidez e característica do sistema de transporte da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Arquitetura e Urbanismo



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.