Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-1869-4776 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais |
| Autor(es): | Silva, João Fernandes Souza |
| Primeiro orientador: | Cristiano, Alex Souza |
| Primeiro membro da banca: | Luiz, Sérgio Miranda |
| Segundo membro da banca: | Barbosa, Tulio |
| Resumo: | O presente artigo possui como centralidade a análise da organização e do desenvolvimento dos elementos relativos ao conhecimento cartográfico presentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Minas Gerais. O objetivo principal foi entender a importância e a estrutura do ensino de cartografia, além de explorar as potencialidades dessa área do conhecimento. Para tanto, analisamos os conteúdos cartográficos que constam no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), nos Cadernos Mapa e nos Planos de Curso, todos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A partir da análise, notamos que tal conteúdo faz parte das abordagens, tanto na disciplina de Geografia quanto em Artes, Educação Física, Matemática e Ciências. As obras de Bulgraen (2010), Fontana (2000), Girardi (1997), Harley (1991), Juliasz (2017), Katuta (2007), Richter (2011), Santos (1991), Simielli (1996), Fonseca e Oliva (2013) contribuíram para o desenvolvimento de todo o referencial que deu base a este trabalho. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e uma reflexão sobre a função do professor no desenvolvimento intelectual do aluno. Com o referencial teórico-metodológico definido, nos debruçamos sobre os documentos elaborados pela SEE/MG. Em suma, a pesquisa revelou a presença da interdisciplinaridade dos conteúdos cartográficos nesses documentos, porém marcada por dispersão, fragmentação, falta de continuidade e sistematização, o que compromete o desenvolvimento dos conceitos cartográficos do aluno. |
| Palavras-chave: | Ensino de geografia função docente documentos curriculares interdisciplinaridade |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUZA, João Fernandes da Silva. Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552 |
| Data de defesa: | 25-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Geografia (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseConteúdosReferentes.pdf | TCC | 432.9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
