Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-1869-4776
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais
Author: Silva, João Fernandes Souza
First Advisor: Cristiano, Alex Souza
First member of the Committee: Luiz, Sérgio Miranda
Second member of the Committee: Barbosa, Tulio
Summary: O presente artigo possui como centralidade a análise da organização e do desenvolvimento dos elementos relativos ao conhecimento cartográfico presentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Minas Gerais. O objetivo principal foi entender a importância e a estrutura do ensino de cartografia, além de explorar as potencialidades dessa área do conhecimento. Para tanto, analisamos os conteúdos cartográficos que constam no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), nos Cadernos Mapa e nos Planos de Curso, todos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A partir da análise, notamos que tal conteúdo faz parte das abordagens, tanto na disciplina de Geografia quanto em Artes, Educação Física, Matemática e Ciências. As obras de Bulgraen (2010), Fontana (2000), Girardi (1997), Harley (1991), Juliasz (2017), Katuta (2007), Richter (2011), Santos (1991), Simielli (1996), Fonseca e Oliva (2013) contribuíram para o desenvolvimento de todo o referencial que deu base a este trabalho. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e uma reflexão sobre a função do professor no desenvolvimento intelectual do aluno. Com o referencial teórico-metodológico definido, nos debruçamos sobre os documentos elaborados pela SEE/MG. Em suma, a pesquisa revelou a presença da interdisciplinaridade dos conteúdos cartográficos nesses documentos, porém marcada por dispersão, fragmentação, falta de continuidade e sistematização, o que compromete o desenvolvimento dos conceitos cartográficos do aluno.
Keywords: Ensino de geografia
função docente
documentos curriculares
interdisciplinaridade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, João Fernandes da Silva. Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552
Date of defense: 25-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Geografia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseConteúdosReferentes.pdfTCC432.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons