Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, João Fernandes Souza-
dc.date.accessioned2025-11-03T14:21:53Z-
dc.date.available2025-11-03T14:21:53Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.citationSOUZA, João Fernandes da Silva. Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectfunção docentept_BR
dc.subjectdocumentos curricularespt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.titleUma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cristiano, Alex Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1892815920620623pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz, Sérgio Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0820692770153275pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Tulio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3512874371359538pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo possui como centralidade a análise da organização e do desenvolvimento dos elementos relativos ao conhecimento cartográfico presentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Minas Gerais. O objetivo principal foi entender a importância e a estrutura do ensino de cartografia, além de explorar as potencialidades dessa área do conhecimento. Para tanto, analisamos os conteúdos cartográficos que constam no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), nos Cadernos Mapa e nos Planos de Curso, todos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A partir da análise, notamos que tal conteúdo faz parte das abordagens, tanto na disciplina de Geografia quanto em Artes, Educação Física, Matemática e Ciências. As obras de Bulgraen (2010), Fontana (2000), Girardi (1997), Harley (1991), Juliasz (2017), Katuta (2007), Richter (2011), Santos (1991), Simielli (1996), Fonseca e Oliva (2013) contribuíram para o desenvolvimento de todo o referencial que deu base a este trabalho. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e uma reflexão sobre a função do professor no desenvolvimento intelectual do aluno. Com o referencial teórico-metodológico definido, nos debruçamos sobre os documentos elaborados pela SEE/MG. Em suma, a pesquisa revelou a presença da interdisciplinaridade dos conteúdos cartográficos nesses documentos, porém marcada por dispersão, fragmentação, falta de continuidade e sistematização, o que compromete o desenvolvimento dos conceitos cartográficos do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode195971004-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseConteúdosReferentes.pdfTCC432.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons