Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-1869-4776
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais
Autor: Silva, João Fernandes Souza
Primer orientador: Cristiano, Alex Souza
Primer miembro de la banca: Luiz, Sérgio Miranda
Segundo miembro de la banca: Barbosa, Tulio
Resumen: O presente artigo possui como centralidade a análise da organização e do desenvolvimento dos elementos relativos ao conhecimento cartográfico presentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Minas Gerais. O objetivo principal foi entender a importância e a estrutura do ensino de cartografia, além de explorar as potencialidades dessa área do conhecimento. Para tanto, analisamos os conteúdos cartográficos que constam no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), nos Cadernos Mapa e nos Planos de Curso, todos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A partir da análise, notamos que tal conteúdo faz parte das abordagens, tanto na disciplina de Geografia quanto em Artes, Educação Física, Matemática e Ciências. As obras de Bulgraen (2010), Fontana (2000), Girardi (1997), Harley (1991), Juliasz (2017), Katuta (2007), Richter (2011), Santos (1991), Simielli (1996), Fonseca e Oliva (2013) contribuíram para o desenvolvimento de todo o referencial que deu base a este trabalho. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e uma reflexão sobre a função do professor no desenvolvimento intelectual do aluno. Com o referencial teórico-metodológico definido, nos debruçamos sobre os documentos elaborados pela SEE/MG. Em suma, a pesquisa revelou a presença da interdisciplinaridade dos conteúdos cartográficos nesses documentos, porém marcada por dispersão, fragmentação, falta de continuidade e sistematização, o que compromete o desenvolvimento dos conceitos cartográficos do aluno.
Palabras clave: Ensino de geografia
função docente
documentos curriculares
interdisciplinaridade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, João Fernandes da Silva. Uma analise dos conteúdos referentes a cartografia presentes na organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47552
Fecha de defensa: 25-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseConteúdosReferentes.pdfTCC432.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons