Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar |
| Alternate title (s): | Students with disabilities and autism spectrum disorder in Brazilian basic education: what the data on school inclusion reveal |
| Author: | Lopes Filho, Paulo |
| First Advisor: | Vilela, Maria Aparecida |
| First member of the Committee: | Rezende, Valeria Moreira |
| Second member of the Committee: | Fernandes, Leandro Andrade |
| Summary: | O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) matriculados na rede pública de ensino regular no Brasil, analisando os desafios para a efetivação da inclusão escolar. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada por meio de análise documental, fundamentada em dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2025 e em referenciais teóricos sobre educação inclusiva e políticas públicas. Os resultados apontaram crescimento nas matrículas do público-alvo da educação especial, acompanhado de demandas crescentes por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse cenário evidencia barreiras estruturais, lacunas na formação docente e limitações na implementação de políticas de inclusão escolar. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, a inclusão escolar no Brasil ainda enfrenta obstáculos práticos que exigem maior articulação entre poder público, comunidade escolar e sociedade civil. |
| Keywords: | Inclusão escolar Educação especial Educação básica Transtorno do Espectro Autista Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | LOPES FILHO, Paulo. Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441 |
| Date of defense: | 14-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstudantesDeficienciaTranstorno.pdf | 267.82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
