Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar
Alternate title (s): Students with disabilities and autism spectrum disorder in Brazilian basic education: what the data on school inclusion reveal
Author: Lopes Filho, Paulo
First Advisor: Vilela, Maria Aparecida
First member of the Committee: Rezende, Valeria Moreira
Second member of the Committee: Fernandes, Leandro Andrade
Summary: O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) matriculados na rede pública de ensino regular no Brasil, analisando os desafios para a efetivação da inclusão escolar. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada por meio de análise documental, fundamentada em dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2025 e em referenciais teóricos sobre educação inclusiva e políticas públicas. Os resultados apontaram crescimento nas matrículas do público-alvo da educação especial, acompanhado de demandas crescentes por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse cenário evidencia barreiras estruturais, lacunas na formação docente e limitações na implementação de políticas de inclusão escolar. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, a inclusão escolar no Brasil ainda enfrenta obstáculos práticos que exigem maior articulação entre poder público, comunidade escolar e sociedade civil.
Keywords: Inclusão escolar
Educação especial
Educação básica
Transtorno do Espectro Autista
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LOPES FILHO, Paulo. Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441
Date of defense: 14-Aug-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudantesDeficienciaTranstorno.pdf267.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.