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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar
Título (s) alternativo (s): Students with disabilities and autism spectrum disorder in Brazilian basic education: what the data on school inclusion reveal
Autor: Lopes Filho, Paulo
Primer orientador: Vilela, Maria Aparecida
Primer miembro de la banca: Rezende, Valeria Moreira
Segundo miembro de la banca: Fernandes, Leandro Andrade
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) matriculados na rede pública de ensino regular no Brasil, analisando os desafios para a efetivação da inclusão escolar. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada por meio de análise documental, fundamentada em dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2025 e em referenciais teóricos sobre educação inclusiva e políticas públicas. Os resultados apontaram crescimento nas matrículas do público-alvo da educação especial, acompanhado de demandas crescentes por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse cenário evidencia barreiras estruturais, lacunas na formação docente e limitações na implementação de políticas de inclusão escolar. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, a inclusão escolar no Brasil ainda enfrenta obstáculos práticos que exigem maior articulação entre poder público, comunidade escolar e sociedade civil.
Palabras clave: Inclusão escolar
Educação especial
Educação básica
Transtorno do Espectro Autista
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LOPES FILHO, Paulo. Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441
Fecha de defensa: 14-ago-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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