Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Lopes Filho, Paulo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-16T16:40:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-16T16:40:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
| dc.identifier.citation | LOPES FILHO, Paulo. Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
| dc.title | Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar | pt_BR |
| dc.title.alternative | Students with disabilities and autism spectrum disorder in Brazilian basic education: what the data on school inclusion reveal | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rezende, Valeria Moreira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154586418090576 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Fernandes, Leandro Andrade | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1961766092088942 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) matriculados na rede pública de ensino regular no Brasil, analisando os desafios para a efetivação da inclusão escolar. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada por meio de análise documental, fundamentada em dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2025 e em referenciais teóricos sobre educação inclusiva e políticas públicas. Os resultados apontaram crescimento nas matrículas do público-alvo da educação especial, acompanhado de demandas crescentes por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse cenário evidencia barreiras estruturais, lacunas na formação docente e limitações na implementação de políticas de inclusão escolar. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, a inclusão escolar no Brasil ainda enfrenta obstáculos práticos que exigem maior articulação entre poder público, comunidade escolar e sociedade civil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstudantesDeficienciaTranstorno.pdf | 267.82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
