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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar |
| Título(s) alternativo(s): | Students with disabilities and autism spectrum disorder in Brazilian basic education: what the data on school inclusion reveal |
| Autor(es): | Lopes Filho, Paulo |
| Primeiro orientador: | Vilela, Maria Aparecida |
| Primeiro membro da banca: | Rezende, Valeria Moreira |
| Segundo membro da banca: | Fernandes, Leandro Andrade |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) matriculados na rede pública de ensino regular no Brasil, analisando os desafios para a efetivação da inclusão escolar. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada por meio de análise documental, fundamentada em dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2025 e em referenciais teóricos sobre educação inclusiva e políticas públicas. Os resultados apontaram crescimento nas matrículas do público-alvo da educação especial, acompanhado de demandas crescentes por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse cenário evidencia barreiras estruturais, lacunas na formação docente e limitações na implementação de políticas de inclusão escolar. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, a inclusão escolar no Brasil ainda enfrenta obstáculos práticos que exigem maior articulação entre poder público, comunidade escolar e sociedade civil. |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Educação especial Educação básica Transtorno do Espectro Autista Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | LOPES FILHO, Paulo. Estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista na educação básica brasileira: o que revelam os dados sobre inclusão escolar. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47441 |
| Data de defesa: | 14-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstudantesDeficienciaTranstorno.pdf | 267.82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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