Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários |
| Autor(es): | Vilarino, Giovana Nasciutti |
| Primeiro orientador: | Cortez, Pedro Afonso |
| Primeiro membro da banca: | Wachelke, João Fernando Roch |
| Segundo membro da banca: | Pereira, Rodrigo Prado |
| Resumo: | Esse estudo analisou as relações entre engajamento no trabalho, engajamento nos estudos e síndrome de burnout em 353 estudantes universitários (idade média 24,3 anos; 73,1% mulheres). Foram utilizados os instrumentos Escala de Engajamento no Trabalho (UWES adaptada), Escala de Engajamento Acadêmico Universitário (EAE-E4D) e Escala de Burnout para Estudantes (BAT adaptada). Os dados foram coletados online mediante TCLE aprovado pelo comitê de ética. Analisaram-se as relações por meio de regressão linear múltipla. As dimensões Afetiva e Cognitiva do engajamento acadêmico surgiram como preditoras significativas dos sintomas de burnout, enquanto as dimensões do engajamento no trabalho não apresentaram significância. O estudo contribui para a compreensão do papel central do engajamento acadêmico na prevenção de burnout estudantil e fornece subsídios para intervenções institucionais voltadas ao bem-estar acadêmico. |
| Abstract: | This study examined the relationships between work engagement, academic engagement, and burnout syndrome in 353 university students (mean age 24.3; 73.1% women). The instruments used were the Work Engagement Scale (UWES adapted), University Academic Engagement Scale (EAE-E4D), and Student Burnout Scale (BAT adapted). Data collection occurred online with informed consent approved by the ethics committee. Regression analysis revealed significant predictors of burnout only in the Affective and Cognitive dimensions of academic engagement, whereas dimensions of work engagement showed no significance. The findings underscore academic engagement as central in burnout prevention among students, guiding institutional interventions aimed at enhancing students' well-being. |
| Palavras-chave: | Burnout Engajamento acadêmico Engajamento no trabalho Universitários Saúde mental Academic engagement Work engagement University students Mental health |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | VILARINO, Giovana Nasciutti. Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417 |
| Data de defesa: | 20-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RelaçõesEngajamentoTrabalho.pdf | TCC | 314.14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
