Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários
Author: Vilarino, Giovana Nasciutti
First Advisor: Cortez, Pedro Afonso
First member of the Committee: Wachelke, João Fernando Roch
Second member of the Committee: Pereira, Rodrigo Prado
Summary: Esse estudo analisou as relações entre engajamento no trabalho, engajamento nos estudos e síndrome de burnout em 353 estudantes universitários (idade média 24,3 anos; 73,1% mulheres). Foram utilizados os instrumentos Escala de Engajamento no Trabalho (UWES adaptada), Escala de Engajamento Acadêmico Universitário (EAE-E4D) e Escala de Burnout para Estudantes (BAT adaptada). Os dados foram coletados online mediante TCLE aprovado pelo comitê de ética. Analisaram-se as relações por meio de regressão linear múltipla. As dimensões Afetiva e Cognitiva do engajamento acadêmico surgiram como preditoras significativas dos sintomas de burnout, enquanto as dimensões do engajamento no trabalho não apresentaram significância. O estudo contribui para a compreensão do papel central do engajamento acadêmico na prevenção de burnout estudantil e fornece subsídios para intervenções institucionais voltadas ao bem-estar acadêmico.
Abstract: This study examined the relationships between work engagement, academic engagement, and burnout syndrome in 353 university students (mean age 24.3; 73.1% women). The instruments used were the Work Engagement Scale (UWES adapted), University Academic Engagement Scale (EAE-E4D), and Student Burnout Scale (BAT adapted). Data collection occurred online with informed consent approved by the ethics committee. Regression analysis revealed significant predictors of burnout only in the Affective and Cognitive dimensions of academic engagement, whereas dimensions of work engagement showed no significance. The findings underscore academic engagement as central in burnout prevention among students, guiding institutional interventions aimed at enhancing students' well-being.
Keywords: Burnout
Engajamento acadêmico
Engajamento no trabalho
Universitários
Saúde mental
Academic engagement
Work engagement
University students
Mental health
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VILARINO, Giovana Nasciutti. Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417
Date of defense: 20-May-2025
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEngajamentoTrabalho.pdfTCC314.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons