Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários
Autor: Vilarino, Giovana Nasciutti
Primer orientador: Cortez, Pedro Afonso
Primer miembro de la banca: Wachelke, João Fernando Roch
Segundo miembro de la banca: Pereira, Rodrigo Prado
Resumen: Esse estudo analisou as relações entre engajamento no trabalho, engajamento nos estudos e síndrome de burnout em 353 estudantes universitários (idade média 24,3 anos; 73,1% mulheres). Foram utilizados os instrumentos Escala de Engajamento no Trabalho (UWES adaptada), Escala de Engajamento Acadêmico Universitário (EAE-E4D) e Escala de Burnout para Estudantes (BAT adaptada). Os dados foram coletados online mediante TCLE aprovado pelo comitê de ética. Analisaram-se as relações por meio de regressão linear múltipla. As dimensões Afetiva e Cognitiva do engajamento acadêmico surgiram como preditoras significativas dos sintomas de burnout, enquanto as dimensões do engajamento no trabalho não apresentaram significância. O estudo contribui para a compreensão do papel central do engajamento acadêmico na prevenção de burnout estudantil e fornece subsídios para intervenções institucionais voltadas ao bem-estar acadêmico.
Abstract: This study examined the relationships between work engagement, academic engagement, and burnout syndrome in 353 university students (mean age 24.3; 73.1% women). The instruments used were the Work Engagement Scale (UWES adapted), University Academic Engagement Scale (EAE-E4D), and Student Burnout Scale (BAT adapted). Data collection occurred online with informed consent approved by the ethics committee. Regression analysis revealed significant predictors of burnout only in the Affective and Cognitive dimensions of academic engagement, whereas dimensions of work engagement showed no significance. The findings underscore academic engagement as central in burnout prevention among students, guiding institutional interventions aimed at enhancing students' well-being.
Palabras clave: Burnout
Engajamento acadêmico
Engajamento no trabalho
Universitários
Saúde mental
Academic engagement
Work engagement
University students
Mental health
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VILARINO, Giovana Nasciutti. Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417
Fecha de defensa: 20-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RelaçõesEngajamentoTrabalho.pdfTCC314.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons