Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilarino, Giovana Nasciutti-
dc.date.accessioned2025-10-15T12:30:02Z-
dc.date.available2025-10-15T12:30:02Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.identifier.citationVILARINO, Giovana Nasciutti. Relações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitários. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47417-
dc.description.abstractThis study examined the relationships between work engagement, academic engagement, and burnout syndrome in 353 university students (mean age 24.3; 73.1% women). The instruments used were the Work Engagement Scale (UWES adapted), University Academic Engagement Scale (EAE-E4D), and Student Burnout Scale (BAT adapted). Data collection occurred online with informed consent approved by the ethics committee. Regression analysis revealed significant predictors of burnout only in the Affective and Cognitive dimensions of academic engagement, whereas dimensions of work engagement showed no significance. The findings underscore academic engagement as central in burnout prevention among students, guiding institutional interventions aimed at enhancing students' well-being.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectEngajamento acadêmicopt_BR
dc.subjectEngajamento no trabalhopt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAcademic engagementpt_BR
dc.subjectWork engagementpt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.titleRelações entre engajamento no trabalho, engajamento no estudo e síndrome de burnout entre estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cortez, Pedro Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1867683896433240pt_BR
dc.contributor.referee1Wachelke, João Fernando Roch-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3949641174605281pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo Prado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4621536951795115pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533218625180156pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo analisou as relações entre engajamento no trabalho, engajamento nos estudos e síndrome de burnout em 353 estudantes universitários (idade média 24,3 anos; 73,1% mulheres). Foram utilizados os instrumentos Escala de Engajamento no Trabalho (UWES adaptada), Escala de Engajamento Acadêmico Universitário (EAE-E4D) e Escala de Burnout para Estudantes (BAT adaptada). Os dados foram coletados online mediante TCLE aprovado pelo comitê de ética. Analisaram-se as relações por meio de regressão linear múltipla. As dimensões Afetiva e Cognitiva do engajamento acadêmico surgiram como preditoras significativas dos sintomas de burnout, enquanto as dimensões do engajamento no trabalho não apresentaram significância. O estudo contribui para a compreensão do papel central do engajamento acadêmico na prevenção de burnout estudantil e fornece subsídios para intervenções institucionais voltadas ao bem-estar acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEngajamentoTrabalho.pdfTCC314.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons