Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47366
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino remoto e desigualdade econômica: o impacto da pandemia na renda e no acesso digital
Título(s) alternativo(s): Remote Learning and Economic Inequality: The Impact of the Pandemic on Income and Digital Access
Autor(es): Ferreira, Fernando
Primeiro orientador: Sampaio, Antônio Carlos Freire
Primeiro membro da banca: Sampaio, Antônio Carlos Freire
Segundo membro da banca: Soares, Ângela Maria
Terceiro membro da banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso o intuído é analisar os efeitos econômicos dessa realidade pandêmica, explorando a influência da valorização cambial dos importados (dispositivos eletrônicos ligados a educação) e o impacto inflacionário ocorrido devido a criação de demanda emergencial e os reflexos na renda familiar e docente, que mediante aos aspectos flutuantes relacionados a oferta e demanda foram fortemente impactados, assim analisaremos como os fatores econômicos estão diretamente ligados a vida escolar, pois os dispositivos eletrônicos são ferramentas indispensáveis para o transcorrer do ensino na atualidade e em caso de reclusão por motivos de isolamento pandêmico, eles se tornam ainda mais indispensáveis ao processo educacional.
Abstract: This undergraduate thesis aims to analyze the economic effects of the pandemic reality, exploring the influence of exchange rate appreciation on imported goods (specifically electronic devices used in education) and the inflationary impact caused by the emergence of emergency demand. It also examines the consequences for household and teacher income, which were significantly affected by the fluctuating dynamics of supply and demand. The study investigates how economic factors are directly linked to school life, considering that electronic devices are essential tools for contemporary education. In cases of isolation due to a pandemic, these tools become even more crucial to the educational process.
Palavras-chave: Ensino remoto
Pandemia
Dispositivos eletrônicos
Renda familiar
Educação básica e superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Fernando. Ensino remoto e desigualdade econômica: o impacto da pandemia na renda e no acesso digital. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47366
Data de defesa: 24-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoRemotoDesigualdade.pdf933.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.