Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47366
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino remoto e desigualdade econômica: o impacto da pandemia na renda e no acesso digital
Título (s) alternativo (s): Remote Learning and Economic Inequality: The Impact of the Pandemic on Income and Digital Access
Autor: Ferreira, Fernando
Primer orientador: Sampaio, Antônio Carlos Freire
Primer miembro de la banca: Sampaio, Antônio Carlos Freire
Segundo miembro de la banca: Soares, Ângela Maria
Tercer miembro de la banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Resumen: Neste trabalho de conclusão de curso o intuído é analisar os efeitos econômicos dessa realidade pandêmica, explorando a influência da valorização cambial dos importados (dispositivos eletrônicos ligados a educação) e o impacto inflacionário ocorrido devido a criação de demanda emergencial e os reflexos na renda familiar e docente, que mediante aos aspectos flutuantes relacionados a oferta e demanda foram fortemente impactados, assim analisaremos como os fatores econômicos estão diretamente ligados a vida escolar, pois os dispositivos eletrônicos são ferramentas indispensáveis para o transcorrer do ensino na atualidade e em caso de reclusão por motivos de isolamento pandêmico, eles se tornam ainda mais indispensáveis ao processo educacional.
Abstract: This undergraduate thesis aims to analyze the economic effects of the pandemic reality, exploring the influence of exchange rate appreciation on imported goods (specifically electronic devices used in education) and the inflationary impact caused by the emergence of emergency demand. It also examines the consequences for household and teacher income, which were significantly affected by the fluctuating dynamics of supply and demand. The study investigates how economic factors are directly linked to school life, considering that electronic devices are essential tools for contemporary education. In cases of isolation due to a pandemic, these tools become even more crucial to the educational process.
Palabras clave: Ensino remoto
Pandemia
Dispositivos eletrônicos
Renda familiar
Educação básica e superior
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERREIRA, Fernando. Ensino remoto e desigualdade econômica: o impacto da pandemia na renda e no acesso digital. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47366
Fecha de defensa: 24-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoRemotoDesigualdade.pdf933.55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.