Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47366Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ferreira, Fernando | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-09T14:20:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-09T14:20:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
| dc.identifier.citation | FERREIRA, Fernando. Ensino remoto e desigualdade econômica: o impacto da pandemia na renda e no acesso digital. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47366 | - |
| dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to analyze the economic effects of the pandemic reality, exploring the influence of exchange rate appreciation on imported goods (specifically electronic devices used in education) and the inflationary impact caused by the emergence of emergency demand. It also examines the consequences for household and teacher income, which were significantly affected by the fluctuating dynamics of supply and demand. The study investigates how economic factors are directly linked to school life, considering that electronic devices are essential tools for contemporary education. In cases of isolation due to a pandemic, these tools become even more crucial to the educational process. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| dc.subject | Dispositivos eletrônicos | pt_BR |
| dc.subject | Renda familiar | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica e superior | pt_BR |
| dc.title | Ensino remoto e desigualdade econômica: o impacto da pandemia na renda e no acesso digital | pt_BR |
| dc.title.alternative | Remote Learning and Economic Inequality: The Impact of the Pandemic on Income and Digital Access | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Antônio Carlos Freire | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8580960962824526 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sampaio, Antônio Carlos Freire | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8580960962824526 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Ângela Maria | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3360129210665288 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Soares, Beatriz Ribeiro | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1556085029126611 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8580960962824526 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso o intuído é analisar os efeitos econômicos dessa realidade pandêmica, explorando a influência da valorização cambial dos importados (dispositivos eletrônicos ligados a educação) e o impacto inflacionário ocorrido devido a criação de demanda emergencial e os reflexos na renda familiar e docente, que mediante aos aspectos flutuantes relacionados a oferta e demanda foram fortemente impactados, assim analisaremos como os fatores econômicos estão diretamente ligados a vida escolar, pois os dispositivos eletrônicos são ferramentas indispensáveis para o transcorrer do ensino na atualidade e em caso de reclusão por motivos de isolamento pandêmico, eles se tornam ainda mais indispensáveis ao processo educacional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoRemotoDesigualdade.pdf | 933.55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
