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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-9367-6082
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Síndrome de Burnout em professores do ensino superior
Título(s) alternativo(s): Burnout syndrome in higher education faculty
Autor(es): Nascimento, Caetano Felipe Santos
Primeiro orientador: Biagini, Angelo Piva
Primeiro membro da banca: Nunes, Sérgio Inácio
Segundo membro da banca: Campos, Érica Carolina
Resumo: A presente revisão de escopo teve como objetivo fornecer uma compreensão abrangente da literatura sobre a Síndrome de Burnout em professores do ensino superior nos últimos dez anos. Para alcançar este fim, buscou-se mapear os principais desafios enfrentados por esses profissionais e identificar práticas e políticas que possam contribuir para a melhoria de sua saúde mental e, consequentemente, da qualidade do ensino. Adotando as recomendações do checklist PRISMA-ScR, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES, resultando na inclusão de 10 estudos. Os resultados revelaram a alta prevalência da Síndrome de Burnout nessa categoria profissional, associada a fatores como carga de trabalho excessiva, pressão por produtividade e uso de tecnologias. A análise das palavras-chave destacou 'esgotamento profissional', 'docentes' e 'burnout' como termos centrais da literatura. Conclui-se que o Burnout é uma preocupação crescente que demanda atenção institucional e políticas de promoção de saúde mental para os docentes.
Abstract: This scoping review aimed to provide a comprehensive understanding of the literature on Burnout Syndrome in higher education teachers over the last ten years. To this end, it sought to map the main challenges faced by these professionals and identify practices and policies that can contribute to the improvement of their mental health and, consequently, the quality of teaching. Guided by the PRISMA-ScR checklist, searches were conducted in the SciELO, LILACS, and CAPES journal portal databases, yielding ten eligible studies. Results indicated a high prevalence of Burnout Syndrome in this professional group, primarily associated with excessive workload, productivity pressures, and the demands of technology use. Keyword analysis identified occupational burnout, faculty, and burnout as central terms within the literature. The findings suggest that Burnout is an emerging concern requiring institutional strategies and health promotion policies to support faculty mental well-being.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Burnout Syndrome
Professor
Faculty
Ensino
Higher Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO, Caetano Felipe Santos. Síndrome de Burnout em professores do ensino superior. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46768
Data de defesa: 28-Ago-2025
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