Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46768| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-9367-6082 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Síndrome de Burnout em professores do ensino superior |
| Título (s) alternativo (s): | Burnout syndrome in higher education faculty |
| Autor: | Nascimento, Caetano Felipe Santos |
| Primer orientador: | Biagini, Angelo Piva |
| Primer miembro de la banca: | Nunes, Sérgio Inácio |
| Segundo miembro de la banca: | Campos, Érica Carolina |
| Resumen: | A presente revisão de escopo teve como objetivo fornecer uma compreensão abrangente da literatura sobre a Síndrome de Burnout em professores do ensino superior nos últimos dez anos. Para alcançar este fim, buscou-se mapear os principais desafios enfrentados por esses profissionais e identificar práticas e políticas que possam contribuir para a melhoria de sua saúde mental e, consequentemente, da qualidade do ensino. Adotando as recomendações do checklist PRISMA-ScR, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES, resultando na inclusão de 10 estudos. Os resultados revelaram a alta prevalência da Síndrome de Burnout nessa categoria profissional, associada a fatores como carga de trabalho excessiva, pressão por produtividade e uso de tecnologias. A análise das palavras-chave destacou 'esgotamento profissional', 'docentes' e 'burnout' como termos centrais da literatura. Conclui-se que o Burnout é uma preocupação crescente que demanda atenção institucional e políticas de promoção de saúde mental para os docentes. |
| Abstract: | This scoping review aimed to provide a comprehensive understanding of the literature on Burnout Syndrome in higher education teachers over the last ten years. To this end, it sought to map the main challenges faced by these professionals and identify practices and policies that can contribute to the improvement of their mental health and, consequently, the quality of teaching. Guided by the PRISMA-ScR checklist, searches were conducted in the SciELO, LILACS, and CAPES journal portal databases, yielding ten eligible studies. Results indicated a high prevalence of Burnout Syndrome in this professional group, primarily associated with excessive workload, productivity pressures, and the demands of technology use. Keyword analysis identified occupational burnout, faculty, and burnout as central terms within the literature. The findings suggest that Burnout is an emerging concern requiring institutional strategies and health promotion policies to support faculty mental well-being. |
| Palabras clave: | Síndrome de Burnout Burnout Syndrome Professor Faculty Ensino Higher Education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | NASCIMENTO, Caetano Felipe Santos. Síndrome de Burnout em professores do ensino superior. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46768 |
| Fecha de defensa: | 28-ago-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SÍNDROME DE BURNOUT.pdf | TCC | 490.72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
