Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Caetano Felipe Santos-
dc.date.accessioned2025-09-08T10:42:57Z-
dc.date.available2025-09-08T10:42:57Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Caetano Felipe Santos. Síndrome de Burnout em professores do ensino superior. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46768-
dc.description.abstractThis scoping review aimed to provide a comprehensive understanding of the literature on Burnout Syndrome in higher education teachers over the last ten years. To this end, it sought to map the main challenges faced by these professionals and identify practices and policies that can contribute to the improvement of their mental health and, consequently, the quality of teaching. Guided by the PRISMA-ScR checklist, searches were conducted in the SciELO, LILACS, and CAPES journal portal databases, yielding ten eligible studies. Results indicated a high prevalence of Burnout Syndrome in this professional group, primarily associated with excessive workload, productivity pressures, and the demands of technology use. Keyword analysis identified occupational burnout, faculty, and burnout as central terms within the literature. The findings suggest that Burnout is an emerging concern requiring institutional strategies and health promotion policies to support faculty mental well-being.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectBurnout Syndromept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout em professores do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeBurnout syndrome in higher education facultypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Biagini, Angelo Piva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592633534668682pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Érica Carolina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6397869831185219pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1742136656962419pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente revisão de escopo teve como objetivo fornecer uma compreensão abrangente da literatura sobre a Síndrome de Burnout em professores do ensino superior nos últimos dez anos. Para alcançar este fim, buscou-se mapear os principais desafios enfrentados por esses profissionais e identificar práticas e políticas que possam contribuir para a melhoria de sua saúde mental e, consequentemente, da qualidade do ensino. Adotando as recomendações do checklist PRISMA-ScR, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES, resultando na inclusão de 10 estudos. Os resultados revelaram a alta prevalência da Síndrome de Burnout nessa categoria profissional, associada a fatores como carga de trabalho excessiva, pressão por produtividade e uso de tecnologias. A análise das palavras-chave destacou 'esgotamento profissional', 'docentes' e 'burnout' como termos centrais da literatura. Conclui-se que o Burnout é uma preocupação crescente que demanda atenção institucional e políticas de promoção de saúde mental para os docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.orcid.putcode191462424-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÍNDROME DE BURNOUT.pdfTCC490.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.