Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Maria Montessori: obra e contribuição para educação |
| Título(s) alternativo(s): | Maria Montessori: obra y contribuición a la educación |
| Autor(es): | Almeida, Maria dos Remédios |
| Primeiro orientador: | Neto, Armindo Quillici |
| Primeiro membro da banca: | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Passos, Simone Aparecida dos |
| Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa no campo do pensamento pedagógico e prática pedagógica da educadora Maria Montessori. Teve como problemática constatar as contribuições da autora para a educação, assim como também, compreender sua metodologia que embasou o trabalho no âmbito científico e social, tal como sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento pedagógico e de sua prática pedagógica. O objetivo geral perpassou pela apreensão do pensamento de Montessori, nos aspectos da criança, do ambiente e do educador. Já os objetivos específicos buscam conhecer os princípios educativos da autora, analisar as suas produções acadêmicas, e inteirar-se de suas colaborações no que tange o sistema educacional. A fim de atender aos objetivos foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica constando apenas uma obra de Maria Montessori denominada por “A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica”. Foi feita análise das proposições de método, de concepção de criança, de concepção de educação, bem como, uma análise histórica sobre a contribuição da autora para a educação da época. O trabalho foi composto por duas partes, sendo a primeira direcionada para a biografia de Maria Montessori e seus fatores históricos; e na segunda, foi discorrido sobre a obra já citada anteriormente, tendo como finalidade elucidar o método montessoriano e constatar os seus benefícios para a formação integral das crianças. Desse modo, foi possível concluir que Maria Montessori possui uma consciência social, isto é, dedica a sua vida para incluir as crianças na sociedade e dar-lhes uma educação emancipatória. Além disso, a educadora modifica os aspectos precedentes de uma educação tradicional, fazendo parte do movimento da Escola Nova que encara o aluno como o centro do processo de ensino, possibilitando igualmente a sua ação no mundo. |
| Palavras-chave: | Maria Montessori Pensamento Desenvolvimento sensorial Thought Sensory Development |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ALMEIDA, Maria dos Remédios. Maria Montessori: obra e contribuição para educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483 |
| Data de defesa: | 17-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MariaMontessoriObra.pdf | TCC | 505.27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
