Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Maria Montessori: obra e contribuição para educação |
| Alternate title (s): | Maria Montessori: obra y contribuición a la educación |
| Author: | Almeida, Maria dos Remédios |
| First Advisor: | Neto, Armindo Quillici |
| First member of the Committee: | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
| Second member of the Committee: | Passos, Simone Aparecida dos |
| Summary: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa no campo do pensamento pedagógico e prática pedagógica da educadora Maria Montessori. Teve como problemática constatar as contribuições da autora para a educação, assim como também, compreender sua metodologia que embasou o trabalho no âmbito científico e social, tal como sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento pedagógico e de sua prática pedagógica. O objetivo geral perpassou pela apreensão do pensamento de Montessori, nos aspectos da criança, do ambiente e do educador. Já os objetivos específicos buscam conhecer os princípios educativos da autora, analisar as suas produções acadêmicas, e inteirar-se de suas colaborações no que tange o sistema educacional. A fim de atender aos objetivos foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica constando apenas uma obra de Maria Montessori denominada por “A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica”. Foi feita análise das proposições de método, de concepção de criança, de concepção de educação, bem como, uma análise histórica sobre a contribuição da autora para a educação da época. O trabalho foi composto por duas partes, sendo a primeira direcionada para a biografia de Maria Montessori e seus fatores históricos; e na segunda, foi discorrido sobre a obra já citada anteriormente, tendo como finalidade elucidar o método montessoriano e constatar os seus benefícios para a formação integral das crianças. Desse modo, foi possível concluir que Maria Montessori possui uma consciência social, isto é, dedica a sua vida para incluir as crianças na sociedade e dar-lhes uma educação emancipatória. Além disso, a educadora modifica os aspectos precedentes de uma educação tradicional, fazendo parte do movimento da Escola Nova que encara o aluno como o centro do processo de ensino, possibilitando igualmente a sua ação no mundo. |
| Keywords: | Maria Montessori Pensamento Desenvolvimento sensorial Thought Sensory Development |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | ALMEIDA, Maria dos Remédios. Maria Montessori: obra e contribuição para educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483 |
| Date of defense: | 17-Nov-2023 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MariaMontessoriObra.pdf | TCC | 505.27 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
