Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Maria dos Remédios-
dc.date.accessioned2025-07-24T14:12:58Z-
dc.date.available2025-07-24T14:12:58Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria dos Remédios. Maria Montessori: obra e contribuição para educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaria Montessoript_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sensorialpt_BR
dc.subjectThoughtpt_BR
dc.subjectSensory Developmentpt_BR
dc.titleMaria Montessori: obra e contribuição para educaçãopt_BR
dc.title.alternativeMaria Montessori: obra y contribuición a la educaciónpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, Armindo Quillici-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Monalisa Lopes dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949023739027563pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9602346834891076pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa no campo do pensamento pedagógico e prática pedagógica da educadora Maria Montessori. Teve como problemática constatar as contribuições da autora para a educação, assim como também, compreender sua metodologia que embasou o trabalho no âmbito científico e social, tal como sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento pedagógico e de sua prática pedagógica. O objetivo geral perpassou pela apreensão do pensamento de Montessori, nos aspectos da criança, do ambiente e do educador. Já os objetivos específicos buscam conhecer os princípios educativos da autora, analisar as suas produções acadêmicas, e inteirar-se de suas colaborações no que tange o sistema educacional. A fim de atender aos objetivos foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica constando apenas uma obra de Maria Montessori denominada por “A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica”. Foi feita análise das proposições de método, de concepção de criança, de concepção de educação, bem como, uma análise histórica sobre a contribuição da autora para a educação da época. O trabalho foi composto por duas partes, sendo a primeira direcionada para a biografia de Maria Montessori e seus fatores históricos; e na segunda, foi discorrido sobre a obra já citada anteriormente, tendo como finalidade elucidar o método montessoriano e constatar os seus benefícios para a formação integral das crianças. Desse modo, foi possível concluir que Maria Montessori possui uma consciência social, isto é, dedica a sua vida para incluir as crianças na sociedade e dar-lhes uma educação emancipatória. Além disso, a educadora modifica os aspectos precedentes de uma educação tradicional, fazendo parte do movimento da Escola Nova que encara o aluno como o centro do processo de ensino, possibilitando igualmente a sua ação no mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaMontessoriObra.pdfTCC505.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.