Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Almeida, Maria dos Remédios | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-24T14:12:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-24T14:12:58Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria dos Remédios. Maria Montessori: obra e contribuição para educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Maria Montessori | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento sensorial | pt_BR |
| dc.subject | Thought | pt_BR |
| dc.subject | Sensory Development | pt_BR |
| dc.title | Maria Montessori: obra e contribuição para educação | pt_BR |
| dc.title.alternative | Maria Montessori: obra y contribuición a la educación | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Neto, Armindo Quillici | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5949023739027563 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Passos, Simone Aparecida dos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6427484879374588 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9602346834891076 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa no campo do pensamento pedagógico e prática pedagógica da educadora Maria Montessori. Teve como problemática constatar as contribuições da autora para a educação, assim como também, compreender sua metodologia que embasou o trabalho no âmbito científico e social, tal como sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento pedagógico e de sua prática pedagógica. O objetivo geral perpassou pela apreensão do pensamento de Montessori, nos aspectos da criança, do ambiente e do educador. Já os objetivos específicos buscam conhecer os princípios educativos da autora, analisar as suas produções acadêmicas, e inteirar-se de suas colaborações no que tange o sistema educacional. A fim de atender aos objetivos foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica constando apenas uma obra de Maria Montessori denominada por “A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica”. Foi feita análise das proposições de método, de concepção de criança, de concepção de educação, bem como, uma análise histórica sobre a contribuição da autora para a educação da época. O trabalho foi composto por duas partes, sendo a primeira direcionada para a biografia de Maria Montessori e seus fatores históricos; e na segunda, foi discorrido sobre a obra já citada anteriormente, tendo como finalidade elucidar o método montessoriano e constatar os seus benefícios para a formação integral das crianças. Desse modo, foi possível concluir que Maria Montessori possui uma consciência social, isto é, dedica a sua vida para incluir as crianças na sociedade e dar-lhes uma educação emancipatória. Além disso, a educadora modifica os aspectos precedentes de uma educação tradicional, fazendo parte do movimento da Escola Nova que encara o aluno como o centro do processo de ensino, possibilitando igualmente a sua ação no mundo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MariaMontessoriObra.pdf | TCC | 505.27 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
