Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Maria Montessori: obra e contribuição para educação
Título (s) alternativo (s): Maria Montessori: obra y contribuición a la educación
Autor: Almeida, Maria dos Remédios
Primer orientador: Neto, Armindo Quillici
Primer miembro de la banca: Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
Segundo miembro de la banca: Passos, Simone Aparecida dos
Resumen: Este trabalho é resultado de uma pesquisa no campo do pensamento pedagógico e prática pedagógica da educadora Maria Montessori. Teve como problemática constatar as contribuições da autora para a educação, assim como também, compreender sua metodologia que embasou o trabalho no âmbito científico e social, tal como sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento pedagógico e de sua prática pedagógica. O objetivo geral perpassou pela apreensão do pensamento de Montessori, nos aspectos da criança, do ambiente e do educador. Já os objetivos específicos buscam conhecer os princípios educativos da autora, analisar as suas produções acadêmicas, e inteirar-se de suas colaborações no que tange o sistema educacional. A fim de atender aos objetivos foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica constando apenas uma obra de Maria Montessori denominada por “A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica”. Foi feita análise das proposições de método, de concepção de criança, de concepção de educação, bem como, uma análise histórica sobre a contribuição da autora para a educação da época. O trabalho foi composto por duas partes, sendo a primeira direcionada para a biografia de Maria Montessori e seus fatores históricos; e na segunda, foi discorrido sobre a obra já citada anteriormente, tendo como finalidade elucidar o método montessoriano e constatar os seus benefícios para a formação integral das crianças. Desse modo, foi possível concluir que Maria Montessori possui uma consciência social, isto é, dedica a sua vida para incluir as crianças na sociedade e dar-lhes uma educação emancipatória. Além disso, a educadora modifica os aspectos precedentes de uma educação tradicional, fazendo parte do movimento da Escola Nova que encara o aluno como o centro do processo de ensino, possibilitando igualmente a sua ação no mundo.
Palabras clave: Maria Montessori
Pensamento
Desenvolvimento sensorial
Thought
Sensory Development
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Maria dos Remédios. Maria Montessori: obra e contribuição para educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46483
Fecha de defensa: 17-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MariaMontessoriObra.pdfTCC505.27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.