Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46179
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-0135-7771
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A ludicidade de livros-jogos e seu estímulo para o encantamento na formação de leitores: O terror interativo promovendo conexões entre obras literárias
Título(s) alternativo(s): El carácter lúdico de los libros de juegos y su estimulación para encanto en la formación del lector: Terror interactivo que promueve conexiones entre obras literarias
Autor(es): Oliveira, Priscilla de Freitas
Primeiro orientador: Barth, Pedro Afonso
Primeiro membro da banca: Verardi, Fabiane
Segundo membro da banca: Damasceno, Carolina Duarte
Resumo: Esta pesquisa investiga o uso da ludicidade como estratégia para estimular a formação de leitores por meio de uma pesquisa-ação (Thiollent,1986). O ponto de partida foi a obra Meia- Noite na Mansão dos Monstros cuja estrutura narrativa permite ao leitor decidir os rumos da história e explorar múltiplos desfechos, promovendo uma experiência literária singular. Trata- se de um livro-jogo, formato de leitura interativa cuja narrativa desenvolve-se a partir das escolhas dos leitores (Panhoca Silva, 2022). A metodologia propõe a aplicação de uma sequência de aulas em que livros-jogos são mobilizados como atividades lúdicas de leitura literária, iniciando com uma obra de terror do gênero “Enrola e Desenrola” e avançando para textos clássicos, como o conto “O gato preto” de Edgar Allan Poe, unindo discussões sobre jogo e ludicidade (Huizinga, 2004, Callois, 1990) e mediação literária (Petit, 2009; Cosson, 2022; Jouve 2002). A sequência didática, fundamentada nos conceitos de letramento literário de Graça Paulino e Rildo Cosson (2021, 2022), buscou ampliar a subjetividade e apropriação da linguagem literária por parte dos leitores e uma das formas para analisar tais aspectos foi a utilização de diários de leitura (Sousa, 2020). A metodologia culminou na criação coletiva de um livro-jogo inspirado na obra de Edgar Allan Poe, envolvendo narrativas, escolhas e ilustrações feitas pelos próprios alunos. A aplicação da metodologia em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental consolidou o encantamento pela leitura e contribuiu significativamente para a formação de leitores críticos, capazes de explorar novos horizontes literários de forma autônoma e criativa.
Abstract: Esta investigación indaga sobre el uso del juego como estrategia para estimular la formación de lectores a través de la investigación-acción (Thiollent, 1986). El punto de partida fue la obra Meia-Noite na Mansão dos Monstros, cuya estructura narrativa permite al lector decidir el rumbo de la historia y explorar múltiples desenlaces, promoviendo una experiencia literaria única. Se trata de un librojuego, un formato de lectura interactivo en el que la narrativa se desarrolla a partir de las elecciones de los lectores (Panhoca Silva, 2022). La metodología propone la aplicación de una secuencia de clases en las que se movilizan los librojuegos como actividades lúdicas de lectura literaria, iniciando con una obra de terror del género “Enrola e desenrola” y avanzando hacia textos clásicos, como el cuento “El gato negro” de Edgar Allan Poe, uniendo discusiones sobre el juego y la lúdica (Huizinga, 2004, Callois, 1990) y la mediación literaria (Petit, 2009; Cosson, 2022; Jouve 2002). La secuencia didáctica, basada en los conceptos de alfabetización literaria de Graça Paulino y Rildo Cosson (2021, 2022), buscó ampliar la subjetividad y la apropiación del lenguaje literario por parte de los lectores t una de las maneras para analizar eses aspectos fue la utilización del diario de lectura (Sousa, 2020). La metodología culminó con la creación colectiva de un librojuego inspirado en la obra de Edgar Allan Poe, involucrando narraciones, elecciones e ilustraciones realizadas por los propios estudiantes. La aplicación de la metodología en una clase de octavo grado de Educación Primaria consolidó el encanto por la lectura y contribuyó significativamente a la formación de lectores críticos, capaces de explorar nuevos horizontes literarios de forma autónoma y creativa.
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Formação de leitores
Ludicidade
Livro-jogo
Terror
Enseñanza de la Literatura
Formación de lectores
Ludicidad
Librojuego
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Assunto: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: OLIVEIRA, Priscilla de Freitas. A ludicidade de livros-jogos e seu estímulo para o encantamento na formação de leitores: O terror interativo promovendo conexões entre obras literárias. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.328.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.328
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46179
Data de defesa: 7-Mai-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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