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dc.creatorOliveira, Priscilla de Freitas-
dc.date.accessioned2025-06-18T14:03:54Z-
dc.date.available2025-06-18T14:03:54Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Priscilla de Freitas. A ludicidade de livros-jogos e seu estímulo para o encantamento na formação de leitores: O terror interativo promovendo conexões entre obras literárias. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.328.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46179-
dc.description.abstractEsta investigación indaga sobre el uso del juego como estrategia para estimular la formación de lectores a través de la investigación-acción (Thiollent, 1986). El punto de partida fue la obra Meia-Noite na Mansão dos Monstros, cuya estructura narrativa permite al lector decidir el rumbo de la historia y explorar múltiples desenlaces, promoviendo una experiencia literaria única. Se trata de un librojuego, un formato de lectura interactivo en el que la narrativa se desarrolla a partir de las elecciones de los lectores (Panhoca Silva, 2022). La metodología propone la aplicación de una secuencia de clases en las que se movilizan los librojuegos como actividades lúdicas de lectura literaria, iniciando con una obra de terror del género “Enrola e desenrola” y avanzando hacia textos clásicos, como el cuento “El gato negro” de Edgar Allan Poe, uniendo discusiones sobre el juego y la lúdica (Huizinga, 2004, Callois, 1990) y la mediación literaria (Petit, 2009; Cosson, 2022; Jouve 2002). La secuencia didáctica, basada en los conceptos de alfabetización literaria de Graça Paulino y Rildo Cosson (2021, 2022), buscó ampliar la subjetividad y la apropiación del lenguaje literario por parte de los lectores t una de las maneras para analizar eses aspectos fue la utilización del diario de lectura (Sousa, 2020). La metodología culminó con la creación colectiva de un librojuego inspirado en la obra de Edgar Allan Poe, involucrando narraciones, elecciones e ilustraciones realizadas por los propios estudiantes. La aplicación de la metodología en una clase de octavo grado de Educación Primaria consolidó el encanto por la lectura y contribuyó significativamente a la formación de lectores críticos, capaces de explorar nuevos horizontes literarios de forma autónoma y creativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLivro-jogopt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Literaturapt_BR
dc.subjectFormación de lectorespt_BR
dc.subjectLudicidadpt_BR
dc.subjectLibrojuegopt_BR
dc.titleA ludicidade de livros-jogos e seu estímulo para o encantamento na formação de leitores: O terror interativo promovendo conexões entre obras literáriaspt_BR
dc.title.alternativeEl carácter lúdico de los libros de juegos y su estimulación para encanto en la formación del lector: Terror interactivo que promueve conexiones entre obras literariaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee1Verardi, Fabiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803268774577039pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Carolina Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2787713491483387pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga o uso da ludicidade como estratégia para estimular a formação de leitores por meio de uma pesquisa-ação (Thiollent,1986). O ponto de partida foi a obra Meia- Noite na Mansão dos Monstros cuja estrutura narrativa permite ao leitor decidir os rumos da história e explorar múltiplos desfechos, promovendo uma experiência literária singular. Trata- se de um livro-jogo, formato de leitura interativa cuja narrativa desenvolve-se a partir das escolhas dos leitores (Panhoca Silva, 2022). A metodologia propõe a aplicação de uma sequência de aulas em que livros-jogos são mobilizados como atividades lúdicas de leitura literária, iniciando com uma obra de terror do gênero “Enrola e Desenrola” e avançando para textos clássicos, como o conto “O gato preto” de Edgar Allan Poe, unindo discussões sobre jogo e ludicidade (Huizinga, 2004, Callois, 1990) e mediação literária (Petit, 2009; Cosson, 2022; Jouve 2002). A sequência didática, fundamentada nos conceitos de letramento literário de Graça Paulino e Rildo Cosson (2021, 2022), buscou ampliar a subjetividade e apropriação da linguagem literária por parte dos leitores e uma das formas para analisar tais aspectos foi a utilização de diários de leitura (Sousa, 2020). A metodologia culminou na criação coletiva de um livro-jogo inspirado na obra de Edgar Allan Poe, envolvendo narrativas, escolhas e ilustrações feitas pelos próprios alunos. A aplicação da metodologia em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental consolidou o encantamento pela leitura e contribuiu significativamente para a formação de leitores críticos, capazes de explorar novos horizontes literários de forma autônoma e criativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.328pt_BR
dc.orcid.putcode186278455-
dc.crossref.doibatchid795daa8e-82cc-4abb-86a1-20f1f4b52e57-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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