Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Stefânia Carvalho de-
dc.date.accessioned2025-05-30T13:37:19Z-
dc.date.available2025-05-30T13:37:19Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationSOUSA, Stefânia Carvalho de. A aprendizagem da docência no Clube de Matemática Federal de Uberlândia. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.247.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45988-
dc.description.abstractThis study, developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, aims to answer the question: ―What are the contributions of the Mathematics Club of the Federal University of Uberlândia to the learning of teaching by future Mathematics teachers?‖. The general objective is to understand, investigate and analyze the learning of teaching by future Mathematics teachers in the Mathematics Club of the Federal University of Uberlândia. In this space, we had the participation of ten future Mathematics teachers and, of these, four were selected as representatives for our analysis. The production of empirical material resulted from audio and video recordings of the meetings, portfolios and dialogues between the participants. The analysis of the material was organized into three episodes and five scenes, which highlight the contributions of the study, planning and development of actions in the Mathematics Club of UFU to the learning of teaching. These contributions were: the study of theories, the study of the logical-historical movement of the concept, moments of sharing experiences and reflections, collective and collaborative meetings, the development of proposals inspired by the Teaching Guidance Activity, overcoming challenges through collective action and contact with the classroom and students. Based on the movement of this research, a notebook was organized as an educational product with proposals developed in this learning space with the aim of assisting Mathematics teachers in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagem da docênciapt_BR
dc.subjectLearning to teachpt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectTraining of mathematics teacherspt_BR
dc.subjectClube de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics clubpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.titleA aprendizagem da docência no Clube de Matemática Federal de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeThe Learning of Teaching in the Federal Mathematics Club of Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5062683196574958pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, visa responder à questão: ―Quais as contribuições do Clube de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática?‖. O objetivo geral consiste em compreender, investigar e analisar a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática no Clube de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Neste espaço, contamos com a participação de dez futuros professores de Matemática e, entre esses, foram selecionados quatro como representantes para nossa análise. A produção de material empírico decorreu de gravações em áudio e vídeo dos encontros, portfólios e diálogos entre os participantes. A análise do material foi organizada em três episódios e cinco cenas, que evidenciam as contribuições do estudo, planejamento e desenvolvimento de ações no Clube de Matemática da UFU para a aprendizagem da docência. Essas contribuições foram identificadas nas seguintes ações: o estudo de teorias, estudo do movimento lógico-histórico do conceito, momentos de compartilhamento de experiências e reflexões, reuniões coletivas e colaborativas, elaboração de propostas inspiradas na Atividade Orientadora de Ensino, superação de desafios a partir da coletividade e contato com a sala de aula e alunos. Com o resultado do movimento dessa pesquisa foi organizado, como produto educacional, um caderno com propostas elaboradas no espaço de aprendizagem objetivando auxiliar professores de Matemática em suas aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration172pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.247pt_BR
dc.crossref.doibatchide6064e57-e84c-4cfa-96c4-91a782661127-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e Ensino-
dc.subject.autorizadoClube de Matemática (Projeto)-
dc.subject.autorizadoEducação matemática-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemDocênciaClube.pdf144.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons