Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45988
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A aprendizagem da docência no Clube de Matemática Federal de Uberlândia
Título (s) alternativo (s): The Learning of Teaching in the Federal Mathematics Club of Uberlândia
Autor: Sousa, Stefânia Carvalho de
Primer orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primer coorientador: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Primer miembro de la banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Segundo miembro de la banca: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Resumen: O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, visa responder à questão: ―Quais as contribuições do Clube de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática?‖. O objetivo geral consiste em compreender, investigar e analisar a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática no Clube de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Neste espaço, contamos com a participação de dez futuros professores de Matemática e, entre esses, foram selecionados quatro como representantes para nossa análise. A produção de material empírico decorreu de gravações em áudio e vídeo dos encontros, portfólios e diálogos entre os participantes. A análise do material foi organizada em três episódios e cinco cenas, que evidenciam as contribuições do estudo, planejamento e desenvolvimento de ações no Clube de Matemática da UFU para a aprendizagem da docência. Essas contribuições foram identificadas nas seguintes ações: o estudo de teorias, estudo do movimento lógico-histórico do conceito, momentos de compartilhamento de experiências e reflexões, reuniões coletivas e colaborativas, elaboração de propostas inspiradas na Atividade Orientadora de Ensino, superação de desafios a partir da coletividade e contato com a sala de aula e alunos. Com o resultado do movimento dessa pesquisa foi organizado, como produto educacional, um caderno com propostas elaboradas no espaço de aprendizagem objetivando auxiliar professores de Matemática em suas aulas.
Abstract: This study, developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, aims to answer the question: ―What are the contributions of the Mathematics Club of the Federal University of Uberlândia to the learning of teaching by future Mathematics teachers?‖. The general objective is to understand, investigate and analyze the learning of teaching by future Mathematics teachers in the Mathematics Club of the Federal University of Uberlândia. In this space, we had the participation of ten future Mathematics teachers and, of these, four were selected as representatives for our analysis. The production of empirical material resulted from audio and video recordings of the meetings, portfolios and dialogues between the participants. The analysis of the material was organized into three episodes and five scenes, which highlight the contributions of the study, planning and development of actions in the Mathematics Club of UFU to the learning of teaching. These contributions were: the study of theories, the study of the logical-historical movement of the concept, moments of sharing experiences and reflections, collective and collaborative meetings, the development of proposals inspired by the Teaching Guidance Activity, overcoming challenges through collective action and contact with the classroom and students. Based on the movement of this research, a notebook was organized as an educational product with proposals developed in this learning space with the aim of assisting Mathematics teachers in their classes.
Palabras clave: Aprendizagem da docência
Learning to teach
Formação de professores de matemática
Training of mathematics teachers
Clube de matemática
Mathematics club
Ensino de matemática
Teaching Mathematics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Ciência - Estudo e Ensino
Clube de Matemática (Projeto)
Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: SOUSA, Stefânia Carvalho de. A aprendizagem da docência no Clube de Matemática Federal de Uberlândia. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.247.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.247
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45988
Fecha de defensa: 19-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprendizagemDocênciaClube.pdf144.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons