Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45988
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A aprendizagem da docência no Clube de Matemática Federal de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): The Learning of Teaching in the Federal Mathematics Club of Uberlândia
Autor(es): Sousa, Stefânia Carvalho de
Primeiro orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primeiro coorientador: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Primeiro membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Segundo membro da banca: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, visa responder à questão: ―Quais as contribuições do Clube de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática?‖. O objetivo geral consiste em compreender, investigar e analisar a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática no Clube de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Neste espaço, contamos com a participação de dez futuros professores de Matemática e, entre esses, foram selecionados quatro como representantes para nossa análise. A produção de material empírico decorreu de gravações em áudio e vídeo dos encontros, portfólios e diálogos entre os participantes. A análise do material foi organizada em três episódios e cinco cenas, que evidenciam as contribuições do estudo, planejamento e desenvolvimento de ações no Clube de Matemática da UFU para a aprendizagem da docência. Essas contribuições foram identificadas nas seguintes ações: o estudo de teorias, estudo do movimento lógico-histórico do conceito, momentos de compartilhamento de experiências e reflexões, reuniões coletivas e colaborativas, elaboração de propostas inspiradas na Atividade Orientadora de Ensino, superação de desafios a partir da coletividade e contato com a sala de aula e alunos. Com o resultado do movimento dessa pesquisa foi organizado, como produto educacional, um caderno com propostas elaboradas no espaço de aprendizagem objetivando auxiliar professores de Matemática em suas aulas.
Abstract: This study, developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, aims to answer the question: ―What are the contributions of the Mathematics Club of the Federal University of Uberlândia to the learning of teaching by future Mathematics teachers?‖. The general objective is to understand, investigate and analyze the learning of teaching by future Mathematics teachers in the Mathematics Club of the Federal University of Uberlândia. In this space, we had the participation of ten future Mathematics teachers and, of these, four were selected as representatives for our analysis. The production of empirical material resulted from audio and video recordings of the meetings, portfolios and dialogues between the participants. The analysis of the material was organized into three episodes and five scenes, which highlight the contributions of the study, planning and development of actions in the Mathematics Club of UFU to the learning of teaching. These contributions were: the study of theories, the study of the logical-historical movement of the concept, moments of sharing experiences and reflections, collective and collaborative meetings, the development of proposals inspired by the Teaching Guidance Activity, overcoming challenges through collective action and contact with the classroom and students. Based on the movement of this research, a notebook was organized as an educational product with proposals developed in this learning space with the aim of assisting Mathematics teachers in their classes.
Palavras-chave: Aprendizagem da docência
Learning to teach
Formação de professores de matemática
Training of mathematics teachers
Clube de matemática
Mathematics club
Ensino de matemática
Teaching Mathematics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Ciência - Estudo e Ensino
Clube de Matemática (Projeto)
Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SOUSA, Stefânia Carvalho de. A aprendizagem da docência no Clube de Matemática Federal de Uberlândia. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.247.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.247
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45988
Data de defesa: 19-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemDocênciaClube.pdf144.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons