Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0969-8398
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral.
Título (s) alternativo (s): The legends’ way: adaptation of characters and storys from the brazilian folclore in an autoral board game.
Autor: Diniz, Mateus Brandão
Primer orientador: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Primer miembro de la banca: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Segundo miembro de la banca: Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
Tercer miembro de la banca: Maia, André Leonardo Demaison Medeiros
Resumen: Este projeto consiste na criação de um jogo de tabuleiro que gamifique lendas e histórias do folclore brasileiro, utilizando de programas de ilustração e design bitmap e vetorial para a produção de conteúdo impresso e jogável. Em O Caminho das Lendas, até 6 jogadores se colocam em posição de um personagem do folclore, em busca de concluir seu caminho e escapar da prisão onírica da Cuca, interpretada por um sétimo jogador, que manipulará o jogo para impedir o sucesso dos outros, enquanto algumas lendas tentarão ajudar ou atrapalhar os jogadores de diversas formas. O projeto foi realizado em um período referente a 7 meses, dos quais apenas nos últimos 3 meses ele pôde receber completa atenção em desenvolvimento. Seu início consta da primeira pesquisa sobre folclore e jogos de tabuleiro para a futura concepção de uma ideia, e finaliza na impressão do protótipo de apresentação, que foi concebido e apresentado com êxito.
Abstract: This project consists of the creation of a board game that make a gamification of the legends and stories of the Brazilian folklore, using illustration and design, bitmap and vectorial programs to produce printed and playable content. In The Legends’s Way, up to 6 players play as a character of the folklore, and try to finish it’s on way to escape the Cuca’s onyric prison, who is interpreted by a seventh player, who will manipulate the game to prevent the players from winning, while some legends will try to help or attack de player in a variety of ways. The project was done in 7 months, but only in the last three months could it receive more attention in its development. It starts with the first research about folklore and board games for a future idea concept, and ends with printing a presentation prototype, which was made and presented with success.
Palabras clave: Jogo de Tabuleiro
Design gráfico
Folclore brasileiro
Design de jogos
Gamificação
Projeto visual
Board game
Graphic design
Brazilian folklore
Game design
Gamification
Visual project
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DINIZ, Mateus Brandão. O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957
Fecha de defensa: 5-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaminhoLendasAdaptação.pdf9.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons