Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-0969-8398 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral. |
| Alternate title (s): | The legends’ way: adaptation of characters and storys from the brazilian folclore in an autoral board game. |
| Author: | Diniz, Mateus Brandão |
| First Advisor: | Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
| First member of the Committee: | Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
| Second member of the Committee: | Bonfim, Gabriel Henrique Cruz |
| Third member of the Committee: | Maia, André Leonardo Demaison Medeiros |
| Summary: | Este projeto consiste na criação de um jogo de tabuleiro que gamifique lendas e histórias do folclore brasileiro, utilizando de programas de ilustração e design bitmap e vetorial para a produção de conteúdo impresso e jogável. Em O Caminho das Lendas, até 6 jogadores se colocam em posição de um personagem do folclore, em busca de concluir seu caminho e escapar da prisão onírica da Cuca, interpretada por um sétimo jogador, que manipulará o jogo para impedir o sucesso dos outros, enquanto algumas lendas tentarão ajudar ou atrapalhar os jogadores de diversas formas. O projeto foi realizado em um período referente a 7 meses, dos quais apenas nos últimos 3 meses ele pôde receber completa atenção em desenvolvimento. Seu início consta da primeira pesquisa sobre folclore e jogos de tabuleiro para a futura concepção de uma ideia, e finaliza na impressão do protótipo de apresentação, que foi concebido e apresentado com êxito. |
| Abstract: | This project consists of the creation of a board game that make a gamification of the legends and stories of the Brazilian folklore, using illustration and design, bitmap and vectorial programs to produce printed and playable content. In The Legends’s Way, up to 6 players play as a character of the folklore, and try to finish it’s on way to escape the Cuca’s onyric prison, who is interpreted by a seventh player, who will manipulate the game to prevent the players from winning, while some legends will try to help or attack de player in a variety of ways. The project was done in 7 months, but only in the last three months could it receive more attention in its development. It starts with the first research about folklore and board games for a future idea concept, and ends with printing a presentation prototype, which was made and presented with success. |
| Keywords: | Jogo de Tabuleiro Design gráfico Folclore brasileiro Design de jogos Gamificação Projeto visual Board game Graphic design Brazilian folklore Game design Gamification Visual project |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | DINIZ, Mateus Brandão. O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957 |
| Date of defense: | 5-May-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Design |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CaminhoLendasAdaptação.pdf | 9.4 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
