Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Diniz, Mateus Brandão | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-28T18:19:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-28T18:19:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| dc.identifier.citation | DINIZ, Mateus Brandão. O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957 | - |
| dc.description.abstract | This project consists of the creation of a board game that make a gamification of the legends and stories of the Brazilian folklore, using illustration and design, bitmap and vectorial programs to produce printed and playable content. In The Legends’s Way, up to 6 players play as a character of the folklore, and try to finish it’s on way to escape the Cuca’s onyric prison, who is interpreted by a seventh player, who will manipulate the game to prevent the players from winning, while some legends will try to help or attack de player in a variety of ways. The project was done in 7 months, but only in the last three months could it receive more attention in its development. It starts with the first research about folklore and board games for a future idea concept, and ends with printing a presentation prototype, which was made and presented with success. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Jogo de Tabuleiro | pt_BR |
| dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
| dc.subject | Folclore brasileiro | pt_BR |
| dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
| dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| dc.subject | Projeto visual | pt_BR |
| dc.subject | Board game | pt_BR |
| dc.subject | Graphic design | pt_BR |
| dc.subject | Brazilian folklore | pt_BR |
| dc.subject | Game design | pt_BR |
| dc.subject | Gamification | pt_BR |
| dc.subject | Visual project | pt_BR |
| dc.title | O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral. | pt_BR |
| dc.title.alternative | The legends’ way: adaptation of characters and storys from the brazilian folclore in an autoral board game. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, João Carlos Riccó Plácido da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9424928643119660 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, João Carlos Riccó Plácido da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9424928643119660 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Bonfim, Gabriel Henrique Cruz | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000927324833901 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Maia, André Leonardo Demaison Medeiros | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9415294331896451 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este projeto consiste na criação de um jogo de tabuleiro que gamifique lendas e histórias do folclore brasileiro, utilizando de programas de ilustração e design bitmap e vetorial para a produção de conteúdo impresso e jogável. Em O Caminho das Lendas, até 6 jogadores se colocam em posição de um personagem do folclore, em busca de concluir seu caminho e escapar da prisão onírica da Cuca, interpretada por um sétimo jogador, que manipulará o jogo para impedir o sucesso dos outros, enquanto algumas lendas tentarão ajudar ou atrapalhar os jogadores de diversas formas. O projeto foi realizado em um período referente a 7 meses, dos quais apenas nos últimos 3 meses ele pôde receber completa atenção em desenvolvimento. Seu início consta da primeira pesquisa sobre folclore e jogos de tabuleiro para a futura concepção de uma ideia, e finaliza na impressão do protótipo de apresentação, que foi concebido e apresentado com êxito. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Design | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184981743 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Design | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CaminhoLendasAdaptação.pdf | 9.4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
