Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0969-8398
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral.
Alternate title (s): The legends’ way: adaptation of characters and storys from the brazilian folclore in an autoral board game.
Author: Diniz, Mateus Brandão
First Advisor: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
First member of the Committee: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Second member of the Committee: Bonfim, Gabriel Henrique Cruz
Third member of the Committee: Maia, André Leonardo Demaison Medeiros
Summary: Este projeto consiste na criação de um jogo de tabuleiro que gamifique lendas e histórias do folclore brasileiro, utilizando de programas de ilustração e design bitmap e vetorial para a produção de conteúdo impresso e jogável. Em O Caminho das Lendas, até 6 jogadores se colocam em posição de um personagem do folclore, em busca de concluir seu caminho e escapar da prisão onírica da Cuca, interpretada por um sétimo jogador, que manipulará o jogo para impedir o sucesso dos outros, enquanto algumas lendas tentarão ajudar ou atrapalhar os jogadores de diversas formas. O projeto foi realizado em um período referente a 7 meses, dos quais apenas nos últimos 3 meses ele pôde receber completa atenção em desenvolvimento. Seu início consta da primeira pesquisa sobre folclore e jogos de tabuleiro para a futura concepção de uma ideia, e finaliza na impressão do protótipo de apresentação, que foi concebido e apresentado com êxito.
Abstract: This project consists of the creation of a board game that make a gamification of the legends and stories of the Brazilian folklore, using illustration and design, bitmap and vectorial programs to produce printed and playable content. In The Legends’s Way, up to 6 players play as a character of the folklore, and try to finish it’s on way to escape the Cuca’s onyric prison, who is interpreted by a seventh player, who will manipulate the game to prevent the players from winning, while some legends will try to help or attack de player in a variety of ways. The project was done in 7 months, but only in the last three months could it receive more attention in its development. It starts with the first research about folklore and board games for a future idea concept, and ends with printing a presentation prototype, which was made and presented with success.
Keywords: Jogo de Tabuleiro
Design gráfico
Folclore brasileiro
Design de jogos
Gamificação
Projeto visual
Board game
Graphic design
Brazilian folklore
Game design
Gamification
Visual project
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DINIZ, Mateus Brandão. O Caminho das Lendas: adaptação de personagens e histórias do folclore brasileiro em um jogo de tabuleiro autoral. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45957
Date of defense: 5-May-2025
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhoLendasAdaptação.pdf9.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons