Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5122-0034
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence on conscious consumption and energy sources in the early years: Possibilities with the use of lapbook
Autor(es): Freitas, Merielle Maria Ramos
Primeiro orientador: Tavares Junior, Melchior José
Primeiro membro da banca: Pereira, Francielle Amâncio
Segundo membro da banca: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fundamentada na integração das dimensões Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A proposta utiliza o lapbook como recurso didático, incentivando a construção autônoma do conhecimento pelos estudantes, em uma perspectiva que valoriza o diálogo e a reflexão. A sequência é centrada no tema "consumo consciente e fontes de energia", selecionado por sua relevância ambiental e social. O objetivo principal foi promover a alfabetização científica, estimulando os estudantes a interagir com o mundo de maneira mais reflexiva e consciente, por meio de práticas que articulam teoria e vivências reais. A avaliação da proposta incluiu registros de observação, questionários e a análise das produções dos estudantes. Os resultados apontaram que a abordagem CTSA, em conjunto com o uso do lapbook, favoreceu o desenvolvimento de uma compreensão contextualizada sobre os temas tratados, além de estimular a consciência ambiental e o senso de responsabilidade social. O estudo evidencia como práticas educativas dialógicas, alinhadas a recursos didáticos como o lapbook e à abordagem CTSA, podem enriquecer o ensino de Ciências, contribuindo para o engajamento dos estudantes e sua formação como sujeitos reflexivos e comprometidos com as questões ambientais e sociais contemporâneas.
Abstract: This work presents the development and application of a didactic sequence for teaching Science in the early years of Elementary School, based on the integration of the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) dimensions. The proposal uses the lapbook as a teaching resource, encouraging the autonomous construction of knowledge by students, from a perspective that values dialogue and reflection. The sequence is centered on the theme "conscious consumption and energy sources", selected for its environmental and social relevance. The main objective was to promote scientific literacy, encouraging students to interact with the world in a more reflective and conscious way, through practices that articulate theory and real experiences. The evaluation of the proposal included observation records, questionnaires and analysis of student productions. The results showed that the CTSA approach, together with the use of the lapbook, favored the development of a contextualized understanding of the topics covered, in addition to stimulating environmental awareness and a sense of social responsibility. The study highlights how dialogical educational practices, aligned with teaching resources such as the lapbook and the CTSA approach, can enrich Science teaching, contributing to the engagement of students and their formation as reflective subjects committed to contemporary environmental and social issues.
Palavras-chave: Ciência
Science
tecnologia
Technology
sociedade e ambiente (CTSA)
Society, and Environment (CTSA)
alfabetização científica
Scientific literacy
fontes de energia
Energy sources
lapbook
Lapbook
recursos didáticos
Teaching resources
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Assunto: Ciências - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: FREITAS, Merielle Maria Ramos. Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619
Data de defesa: 22-Abr-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SequênciaDidáticaConsumo.pdfDissertação47.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons