Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5122-0034
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook
Alternate title (s): Didactic sequence on conscious consumption and energy sources in the early years: Possibilities with the use of lapbook
Author: Freitas, Merielle Maria Ramos
First Advisor: Tavares Junior, Melchior José
First member of the Committee: Pereira, Francielle Amâncio
Second member of the Committee: Wirzbicki, Sandra Maria
Summary: Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fundamentada na integração das dimensões Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A proposta utiliza o lapbook como recurso didático, incentivando a construção autônoma do conhecimento pelos estudantes, em uma perspectiva que valoriza o diálogo e a reflexão. A sequência é centrada no tema "consumo consciente e fontes de energia", selecionado por sua relevância ambiental e social. O objetivo principal foi promover a alfabetização científica, estimulando os estudantes a interagir com o mundo de maneira mais reflexiva e consciente, por meio de práticas que articulam teoria e vivências reais. A avaliação da proposta incluiu registros de observação, questionários e a análise das produções dos estudantes. Os resultados apontaram que a abordagem CTSA, em conjunto com o uso do lapbook, favoreceu o desenvolvimento de uma compreensão contextualizada sobre os temas tratados, além de estimular a consciência ambiental e o senso de responsabilidade social. O estudo evidencia como práticas educativas dialógicas, alinhadas a recursos didáticos como o lapbook e à abordagem CTSA, podem enriquecer o ensino de Ciências, contribuindo para o engajamento dos estudantes e sua formação como sujeitos reflexivos e comprometidos com as questões ambientais e sociais contemporâneas.
Abstract: This work presents the development and application of a didactic sequence for teaching Science in the early years of Elementary School, based on the integration of the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) dimensions. The proposal uses the lapbook as a teaching resource, encouraging the autonomous construction of knowledge by students, from a perspective that values dialogue and reflection. The sequence is centered on the theme "conscious consumption and energy sources", selected for its environmental and social relevance. The main objective was to promote scientific literacy, encouraging students to interact with the world in a more reflective and conscious way, through practices that articulate theory and real experiences. The evaluation of the proposal included observation records, questionnaires and analysis of student productions. The results showed that the CTSA approach, together with the use of the lapbook, favored the development of a contextualized understanding of the topics covered, in addition to stimulating environmental awareness and a sense of social responsibility. The study highlights how dialogical educational practices, aligned with teaching resources such as the lapbook and the CTSA approach, can enrich Science teaching, contributing to the engagement of students and their formation as reflective subjects committed to contemporary environmental and social issues.
Keywords: Ciência
Science
tecnologia
Technology
sociedade e ambiente (CTSA)
Society, and Environment (CTSA)
alfabetização científica
Scientific literacy
fontes de energia
Energy sources
lapbook
Lapbook
recursos didáticos
Teaching resources
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Subject: Ciências - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: FREITAS, Merielle Maria Ramos. Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619
Date of defense: 22-Apr-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaConsumo.pdfDissertação47.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons