Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-5122-0034 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook |
| Título (s) alternativo (s): | Didactic sequence on conscious consumption and energy sources in the early years: Possibilities with the use of lapbook |
| Autor: | Freitas, Merielle Maria Ramos |
| Primer orientador: | Tavares Junior, Melchior José |
| Primer miembro de la banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Segundo miembro de la banca: | Wirzbicki, Sandra Maria |
| Resumen: | Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fundamentada na integração das dimensões Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A proposta utiliza o lapbook como recurso didático, incentivando a construção autônoma do conhecimento pelos estudantes, em uma perspectiva que valoriza o diálogo e a reflexão. A sequência é centrada no tema "consumo consciente e fontes de energia", selecionado por sua relevância ambiental e social. O objetivo principal foi promover a alfabetização científica, estimulando os estudantes a interagir com o mundo de maneira mais reflexiva e consciente, por meio de práticas que articulam teoria e vivências reais. A avaliação da proposta incluiu registros de observação, questionários e a análise das produções dos estudantes. Os resultados apontaram que a abordagem CTSA, em conjunto com o uso do lapbook, favoreceu o desenvolvimento de uma compreensão contextualizada sobre os temas tratados, além de estimular a consciência ambiental e o senso de responsabilidade social. O estudo evidencia como práticas educativas dialógicas, alinhadas a recursos didáticos como o lapbook e à abordagem CTSA, podem enriquecer o ensino de Ciências, contribuindo para o engajamento dos estudantes e sua formação como sujeitos reflexivos e comprometidos com as questões ambientais e sociais contemporâneas. |
| Abstract: | This work presents the development and application of a didactic sequence for teaching Science in the early years of Elementary School, based on the integration of the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) dimensions. The proposal uses the lapbook as a teaching resource, encouraging the autonomous construction of knowledge by students, from a perspective that values dialogue and reflection. The sequence is centered on the theme "conscious consumption and energy sources", selected for its environmental and social relevance. The main objective was to promote scientific literacy, encouraging students to interact with the world in a more reflective and conscious way, through practices that articulate theory and real experiences. The evaluation of the proposal included observation records, questionnaires and analysis of student productions. The results showed that the CTSA approach, together with the use of the lapbook, favored the development of a contextualized understanding of the topics covered, in addition to stimulating environmental awareness and a sense of social responsibility. The study highlights how dialogical educational practices, aligned with teaching resources such as the lapbook and the CTSA approach, can enrich Science teaching, contributing to the engagement of students and their formation as reflective subjects committed to contemporary environmental and social issues. |
| Palabras clave: | Ciência Science tecnologia Technology sociedade e ambiente (CTSA) Society, and Environment (CTSA) alfabetização científica Scientific literacy fontes de energia Energy sources lapbook Lapbook recursos didáticos Teaching resources |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Tema: | Ciências - Estudo e ensino |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Cita: | FREITAS, Merielle Maria Ramos. Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619 |
| Fecha de defensa: | 22-abr-2024 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SequênciaDidáticaConsumo.pdf | Dissertação | 47.8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
