Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Merielle Maria Ramos-
dc.date.accessioned2025-01-22T15:17:22Z-
dc.date.available2025-01-22T15:17:22Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationFREITAS, Merielle Maria Ramos. Sequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbook. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44619-
dc.description.abstractThis work presents the development and application of a didactic sequence for teaching Science in the early years of Elementary School, based on the integration of the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) dimensions. The proposal uses the lapbook as a teaching resource, encouraging the autonomous construction of knowledge by students, from a perspective that values dialogue and reflection. The sequence is centered on the theme "conscious consumption and energy sources", selected for its environmental and social relevance. The main objective was to promote scientific literacy, encouraging students to interact with the world in a more reflective and conscious way, through practices that articulate theory and real experiences. The evaluation of the proposal included observation records, questionnaires and analysis of student productions. The results showed that the CTSA approach, together with the use of the lapbook, favored the development of a contextualized understanding of the topics covered, in addition to stimulating environmental awareness and a sense of social responsibility. The study highlights how dialogical educational practices, aligned with teaching resources such as the lapbook and the CTSA approach, can enrich Science teaching, contributing to the engagement of students and their formation as reflective subjects committed to contemporary environmental and social issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectsociedade e ambiente (CTSA)pt_BR
dc.subjectSociety, and Environment (CTSA)pt_BR
dc.subjectalfabetização científicapt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectfontes de energiapt_BR
dc.subjectEnergy sourcespt_BR
dc.subjectlapbookpt_BR
dc.subjectLapbookpt_BR
dc.subjectrecursos didáticospt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.titleSequência didática sobre consumo consciente e fontes de energia nos anos iniciais: Possibilidades com o uso de lapbookpt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence on conscious consumption and energy sources in the early years: Possibilities with the use of lapbookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Junior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2Wirzbicki, Sandra Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733203960484212pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185937543638546pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fundamentada na integração das dimensões Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A proposta utiliza o lapbook como recurso didático, incentivando a construção autônoma do conhecimento pelos estudantes, em uma perspectiva que valoriza o diálogo e a reflexão. A sequência é centrada no tema "consumo consciente e fontes de energia", selecionado por sua relevância ambiental e social. O objetivo principal foi promover a alfabetização científica, estimulando os estudantes a interagir com o mundo de maneira mais reflexiva e consciente, por meio de práticas que articulam teoria e vivências reais. A avaliação da proposta incluiu registros de observação, questionários e a análise das produções dos estudantes. Os resultados apontaram que a abordagem CTSA, em conjunto com o uso do lapbook, favoreceu o desenvolvimento de uma compreensão contextualizada sobre os temas tratados, além de estimular a consciência ambiental e o senso de responsabilidade social. O estudo evidencia como práticas educativas dialógicas, alinhadas a recursos didáticos como o lapbook e à abordagem CTSA, podem enriquecer o ensino de Ciências, contribuindo para o engajamento dos estudantes e sua formação como sujeitos reflexivos e comprometidos com as questões ambientais e sociais contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5150pt_BR
dc.orcid.putcode176453459-
dc.crossref.doibatchida2f61c94-a0ff-42ed-878c-fa59e43ba358-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaConsumo.pdfDissertação47.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons