Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44595
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Alguns exemplos modelos no contexto de representações e reconfigurações de polígonos
Título(s) alternativo(s): Some examples models in the context of polygon representations and reconfigurations
Autor(es): Ferreira, Hevelise Silva
Primeiro orientador: Motta Júnior, Walter dos Santos
Primeiro membro da banca: Bertoloto, Fábio José
Segundo membro da banca: Ferreira, Marcelo
Resumo: Lamentavelmente o uso de construções geométricas como parte integrante do currículo escolar, quando do ensino – aprendizagem de conceitos geométricos, não se mostra uma prática tão frequente no Ensino Básico, acarretando uma perda no ensino qualificado de Geometria. Esse fato, aliado a necessidade de se analisar como uma figura proposta, como parte do enunciado de uma situação-problema, no contexto da Geometria plana, pode influenciar nos procedimentos de resolução apresentados pelos alunos, serão os nossos focos de abordagem e atuação desse presente trabalho. Nele pretendemos evidenciar a importância das construções e reconfigurações de figuras planas no ensino de Geometria, onde utilizaremos como aporte teórico a Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval. Especificamente, a utilização de construções e reconfigurações de polígonos nos permitirão explorar os conceitos de áreas e perímetros, num enfoque de manipulação concreta, via teorema de Pick ou com uso do programa GeoGebra
Abstract: Unfortunately, the use of geometric constructions as an integral part of the school curriculum, when teaching - learning geometric concepts, is not a frequent practice in Basic Education, resulting in a loss in qualified Geometry teaching. This fact, combined with the need to analyze how a proposed figure, as part of the statement of a problem situation, in the context of plane geometry, can influence the resolution procedures presented by students, will be our focus of approach and performance of this present work. In it we intend to highlight the importance of constructions and reconfigurations of flat figures in the teaching of Geometry, where we will use Raymond Duval's Semiotic Representation Registration Theory as a theoretical contribution. Specifically, the use of constructions and reconfigurations of polygons will allow us to explore the concepts of areas and perimeters, in a concrete manipulation approach, via Pick's theorem or using the GeoGebra program.
Palavras-chave: Reconfigurações
Reconfigurations
Material Manipulativo
Manipulative Material,
Registro de Representações
Registration of Representations,
Ensino Médio
High School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Matemática
Educação básica
Construções geométricas
Polígonos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: FERREIRA, Hevelise Silva. Alguns exemplos modelos no contexto de representações e reconfigurações de polígonos. 2025. 102p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.756.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.756
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44595
Data de defesa: 17-Dez-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlgunsExemplosModelos.pdf5.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL HEVELISE - Final.pdf622.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.