Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44595
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Alguns exemplos modelos no contexto de representações e reconfigurações de polígonos
Título (s) alternativo (s): Some examples models in the context of polygon representations and reconfigurations
Autor: Ferreira, Hevelise Silva
Primer orientador: Motta Júnior, Walter dos Santos
Primer miembro de la banca: Bertoloto, Fábio José
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Marcelo
Resumen: Lamentavelmente o uso de construções geométricas como parte integrante do currículo escolar, quando do ensino – aprendizagem de conceitos geométricos, não se mostra uma prática tão frequente no Ensino Básico, acarretando uma perda no ensino qualificado de Geometria. Esse fato, aliado a necessidade de se analisar como uma figura proposta, como parte do enunciado de uma situação-problema, no contexto da Geometria plana, pode influenciar nos procedimentos de resolução apresentados pelos alunos, serão os nossos focos de abordagem e atuação desse presente trabalho. Nele pretendemos evidenciar a importância das construções e reconfigurações de figuras planas no ensino de Geometria, onde utilizaremos como aporte teórico a Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval. Especificamente, a utilização de construções e reconfigurações de polígonos nos permitirão explorar os conceitos de áreas e perímetros, num enfoque de manipulação concreta, via teorema de Pick ou com uso do programa GeoGebra
Abstract: Unfortunately, the use of geometric constructions as an integral part of the school curriculum, when teaching - learning geometric concepts, is not a frequent practice in Basic Education, resulting in a loss in qualified Geometry teaching. This fact, combined with the need to analyze how a proposed figure, as part of the statement of a problem situation, in the context of plane geometry, can influence the resolution procedures presented by students, will be our focus of approach and performance of this present work. In it we intend to highlight the importance of constructions and reconfigurations of flat figures in the teaching of Geometry, where we will use Raymond Duval's Semiotic Representation Registration Theory as a theoretical contribution. Specifically, the use of constructions and reconfigurations of polygons will allow us to explore the concepts of areas and perimeters, in a concrete manipulation approach, via Pick's theorem or using the GeoGebra program.
Palabras clave: Reconfigurações
Reconfigurations
Material Manipulativo
Manipulative Material,
Registro de Representações
Registration of Representations,
Ensino Médio
High School
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tema: Matemática
Educação básica
Construções geométricas
Polígonos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: FERREIRA, Hevelise Silva. Alguns exemplos modelos no contexto de representações e reconfigurações de polígonos. 2025. 102p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.756.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.756
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44595
Fecha de defensa: 17-dic-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AlgunsExemplosModelos.pdf5.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL HEVELISE - Final.pdf622.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.