Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Hevelise Silva-
dc.date.accessioned2025-01-20T21:56:35Z-
dc.date.available2025-01-20T21:56:35Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationFERREIRA, Hevelise Silva. Alguns exemplos modelos no contexto de representações e reconfigurações de polígonos. 2025. 102p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.756.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44595-
dc.description.abstractUnfortunately, the use of geometric constructions as an integral part of the school curriculum, when teaching - learning geometric concepts, is not a frequent practice in Basic Education, resulting in a loss in qualified Geometry teaching. This fact, combined with the need to analyze how a proposed figure, as part of the statement of a problem situation, in the context of plane geometry, can influence the resolution procedures presented by students, will be our focus of approach and performance of this present work. In it we intend to highlight the importance of constructions and reconfigurations of flat figures in the teaching of Geometry, where we will use Raymond Duval's Semiotic Representation Registration Theory as a theoretical contribution. Specifically, the use of constructions and reconfigurations of polygons will allow us to explore the concepts of areas and perimeters, in a concrete manipulation approach, via Pick's theorem or using the GeoGebra program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReconfiguraçõespt_BR
dc.subjectReconfigurationspt_BR
dc.subjectMaterial Manipulativopt_BR
dc.subjectManipulative Material,pt_BR
dc.subjectRegistro de Representaçõespt_BR
dc.subjectRegistration of Representations,pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleAlguns exemplos modelos no contexto de representações e reconfigurações de polígonospt_BR
dc.title.alternativeSome examples models in the context of polygon representations and reconfigurationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Motta Júnior, Walter dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942874751442245pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoloto, Fábio José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413209139727471pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311362459129314pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3084027291806541pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoLamentavelmente o uso de construções geométricas como parte integrante do currículo escolar, quando do ensino – aprendizagem de conceitos geométricos, não se mostra uma prática tão frequente no Ensino Básico, acarretando uma perda no ensino qualificado de Geometria. Esse fato, aliado a necessidade de se analisar como uma figura proposta, como parte do enunciado de uma situação-problema, no contexto da Geometria plana, pode influenciar nos procedimentos de resolução apresentados pelos alunos, serão os nossos focos de abordagem e atuação desse presente trabalho. Nele pretendemos evidenciar a importância das construções e reconfigurações de figuras planas no ensino de Geometria, onde utilizaremos como aporte teórico a Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval. Especificamente, a utilização de construções e reconfigurações de polígonos nos permitirão explorar os conceitos de áreas e perímetros, num enfoque de manipulação concreta, via teorema de Pick ou com uso do programa GeoGebrapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.756pt_BR
dc.crossref.doibatchid81094df3-aba5-4dd5-821a-fb90e56885f4-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.subject.autorizadoConstruções geométricaspt_BR
dc.subject.autorizadoPolígonospt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlgunsExemplosModelos.pdf5.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PRODUTO EDUCACIONAL HEVELISE - Final.pdf622.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.