Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Adorno e a educação: a dialética entre sujeito e totalidade.
Author: Oliveira, Bruno Novais de
First Advisor: Alves, Igor Silva
First member of the Committee: Silva, Rafael Cordeiro
Second member of the Committee: Alves, Igor Silva
Summary: Este trabalho busca entender as críticas de Adorno ao sujeito do século XX, mais especificamente do período pós-guerra. Nesse sentido, buscamos analisar conceitos distintos mas que norteiem a discussão sobre a relação entre sujeito e sociedade: o primeiro é entender os aspectos da dialética e quais conceitos que podem erigir a discussão sobre ela, principalmente sobre os aspectos da dialética entre o particular e o universal; o segundo momento desse trabalho será sobre as relações do passado que é caracterizador do processo formativo do sujeito, e como isso pode criar um sujeito emancipado ou um sujeito que é pura adesão ao que é socialmente estabelecido; e, o terceiro e último momento, será dedicado a pensar o próprio conceito de formação (Bildung) como a tentativa de emancipar o sujeito, de como, através de uma boa formação, o sujeito possa combater o que perpetua, ou instaura, o fascismo, ou como existe um processo de semiformação (Halbbildung) que descaracteriza o sujeito e o aliena.
Keywords: Adorno
Educação
Emancipação
Dialética
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Bruno Novais de. A dialética entre sujeito e totalidade. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173
Date of defense: 19-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdornoEducaçãoDialética.pdfTCC839.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.