Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Adorno e a educação: a dialética entre sujeito e totalidade. |
Author: | Oliveira, Bruno Novais de |
First Advisor: | Alves, Igor Silva |
First member of the Committee: | Silva, Rafael Cordeiro |
Second member of the Committee: | Alves, Igor Silva |
Summary: | Este trabalho busca entender as críticas de Adorno ao sujeito do século XX, mais especificamente do período pós-guerra. Nesse sentido, buscamos analisar conceitos distintos mas que norteiem a discussão sobre a relação entre sujeito e sociedade: o primeiro é entender os aspectos da dialética e quais conceitos que podem erigir a discussão sobre ela, principalmente sobre os aspectos da dialética entre o particular e o universal; o segundo momento desse trabalho será sobre as relações do passado que é caracterizador do processo formativo do sujeito, e como isso pode criar um sujeito emancipado ou um sujeito que é pura adesão ao que é socialmente estabelecido; e, o terceiro e último momento, será dedicado a pensar o próprio conceito de formação (Bildung) como a tentativa de emancipar o sujeito, de como, através de uma boa formação, o sujeito possa combater o que perpetua, ou instaura, o fascismo, ou como existe um processo de semiformação (Halbbildung) que descaracteriza o sujeito e o aliena. |
Keywords: | Adorno Educação Emancipação Dialética |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Bruno Novais de. A dialética entre sujeito e totalidade. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173 |
Date of defense: | 19-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AdornoEducaçãoDialética.pdf | TCC | 839.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.