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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Adorno e a educação: a dialética entre sujeito e totalidade.
Autor(es): Oliveira, Bruno Novais de
Primeiro orientador: Alves, Igor Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Rafael Cordeiro
Segundo membro da banca: Alves, Igor Silva
Resumo: Este trabalho busca entender as críticas de Adorno ao sujeito do século XX, mais especificamente do período pós-guerra. Nesse sentido, buscamos analisar conceitos distintos mas que norteiem a discussão sobre a relação entre sujeito e sociedade: o primeiro é entender os aspectos da dialética e quais conceitos que podem erigir a discussão sobre ela, principalmente sobre os aspectos da dialética entre o particular e o universal; o segundo momento desse trabalho será sobre as relações do passado que é caracterizador do processo formativo do sujeito, e como isso pode criar um sujeito emancipado ou um sujeito que é pura adesão ao que é socialmente estabelecido; e, o terceiro e último momento, será dedicado a pensar o próprio conceito de formação (Bildung) como a tentativa de emancipar o sujeito, de como, através de uma boa formação, o sujeito possa combater o que perpetua, ou instaura, o fascismo, ou como existe um processo de semiformação (Halbbildung) que descaracteriza o sujeito e o aliena.
Palavras-chave: Adorno
Educação
Emancipação
Dialética
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Bruno Novais de. A dialética entre sujeito e totalidade. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36173
Data de defesa: 19-Ago-2022
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